Salada Verde

Áreas úmidas protegidas

O secretariado da Convenção de Ramsar, acordo internacional que protege pântanos, charcos, banhados e outras áreas úmidas em todo mundo, reportou neste mês de outubro que os governos de Portugal, México, Alemanha, França e Peru designaram novos sítios a serem resguardados. Apenas no México foram 15 novas áreas. Para saber mais sobre esses lugares, você pode entrar neste atalho. Quem também fez bonito foi o governo português, que apenas no Arquipélago de Açores designou 11 novas áreas, elevando a 28 o total de zonas úmidas protegidas naquele país. Entre elas, estão as formosas Furnas Vulcânicas, que podem ser conferidas aqui. O Brasil também faz parte da Convenção de Ramsar e possui, nada mais nada menos, do que a maior planície alagável do planeta, o Pantanal. Mas quem está acompanhando os debates sobre a expansão da cana de açúcar no bioma, liderado pelos ministros Carlos Minc e Reinhold Stephanes, sabe dos maus bocados que a região enfrenta.

Salada Verde ·
24 de outubro de 2008 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Podcast
22 de maio de 2026

O papel das pessoas na recuperação de um rio

A transformação do Córrego Tiquatira de esgoto a céu aberto a parque, repleto de gente e atividades revela um componente essencial: o pertenciment

Salada Verde
22 de maio de 2026

STF valida redução de área protegida no Pará para abrir caminho à Ferrogrão

Supremo considera constitucional mudança nos limites do Parque Nacional do Jamanxim, em decisão que favorece projeto ferroviário alvo de críticas socioambientais

Reportagens
22 de maio de 2026

Arborização urbana esbarra na falta de continuidade das prefeituras

Metas e dispositivos legais existem, mas a falta de coordenação, orçamento próprio e problemas de gestão figuram como grandes empecilhos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.