Salada Verde

Lenha nas trutas invasoras

Acaba de sair do prelo o último boletim da Sociedade Brasileira de Ictiologia, especializado em informações sobre peixes e outras espécies aquáticas. A página 7 traz artigo com referência à reportagem Predador à solta no topo da serra gaúcha, publicada em O Eco em 17 de maio. O texto assinado pelo pesquisador Jean Vitule traça um quadro da introdução de trutas exóticas em algumas regiões do Brasil, lembra que a prática é ilegal e comenta que "Peixes não-nativos introduzidos para pesca esportiva (geralmente predadores de invertebrados e pequenos peixes) em riachos de cabeceiras podem interferir no fluxo de nutrientes em toda a bacia hidrográfica, modificar a estrutura e a função de ecossistemas lóticos, principalmente se levarmos em consideração a importância dos invertebrados na conversão de matéria e nutrientes, além de levar à extinção de espécies nativas endêmicas". Mais informações aqui.

Salada Verde ·
1 de julho de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
15 de maio de 2026

Amostras de bonito-pintado no Rio registram até o dobro do limite seguro de mercúrio

Pesquisa identificou níveis de mercúrio acima do permitido em 50% das amostras do peixe comercializados em Cabo Frio, no litoral fluminense

Notícias
15 de maio de 2026

UCBIO: Um novo – e necessário – palco para as unidades de conservação brasileiras

Com o objetivo de retomar o espaço do debate qualificado sobre as UCs, nasce a Conferência Nacional de Unidades de Conservação (UCBIO), que será realizada em junho, em Curitiba

Notícias
14 de maio de 2026

Incêndios já queimaram 150 milhões de hectares de vegetação no planeta em 2026

Área queimada entre janeiro e abril já é maior do que todo estado do Amazonas; Mudança climática impulsiona destruição pelo fogo em nível global, mostra análise

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.