O Eco+ | Edição #273 | dezembro/2025
21 de dezembro de 2025
Um canto incomum ouvido numa área montanhosa do Acre levou à identificação de uma nova espécie. A sururina-da-serra vive em faixa de ocorrência muito limitada, na Serra do Divisor, o que aumenta sua exposição a projetos de infraestrutura, mudanças na proteção do território e efeitos do aquecimento global. O repórter Aldem Bourscheit conta como o biólogo e ilustrador Fernando Igor de Godoy escutou a vocalização única da ave em uma tarde abafada de 2021, depois de oito horas de barco rio acima, e acabou registrando uma nova espécie para a ciência.
O Brasil abriga atualmente 151 espécies de primatas não humanos, das quais 95 ocorrem no estado do Amazonas, o que corresponde a 63% do total registrado no país. A repórter Duda Menegassi listou quais estados levam o país pro topo desse ranking, com destaque para a Amazônia brasileira. Veja a lista obtida inicialmente por ((o))eco na plataforma pública Salve, do ICMBio, e posteriormente validada com auxílio de especialistas do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas (CPB/ICMBio).
Por questão climática, não é mais vantajoso plantar soja no Pampa. É o que mostra a reportagem de Aldem Bourscheit publicada na quarta-feira (17), no dia do nacional do Pampa. Os custos elevados, aliados com clima mais instável, queda no preço da saca e crédito rural dificultado, têm levado proprietários rurais a retornar com a pecuária, que é vocação do bioma.
Boa leitura!
Redação ((o))eco
· Destaques ·
No isolamento da floresta, um canto poderoso revelou uma nova espécie
Amazonas é o estado brasileiro com maior número de primatas – veja o ranking!
Custos e clima extremo podem mudar o mapa da soja no Rio Grande do Sul
· Conservação no Mundo ·
Proximidade. A empresa estatal de energia elétrica sul-africana Eskom está reavaliando dois locais para abrigar a terceira usina nuclear do país. Os dois locais potenciais são Thyspunt, na costa do Cabo Oriental, e Bantamsklip, perto da Ilha Dyer, no Cabo Ocidental, lar de uma colônia significativa, porém em declínio, de pinguins-africanos (Spheniscus demersus), espécie criticamente ameaçada de extinção. [Mongabay]
Em retirada. Os cientistas de uma estação marinha em Nova Jersey estão conduzindo um experimento peculiar: monitorar a destruição de suas instalações pela elevação do nível do mar. O cineasta vencedor do Oscar, Thomas Lennon, mostra como os pesquisadores estão trabalhando para produzir ciência útil antes de terem que partir. [YaleE360]
· Dicas Culturais ·
• Para ler •
Coleção Manual dos Bichos | Manu Alves e Rafa Mayer
Os seis volumes da coleção Manual do Bichos, cada um homenageando um bioma, foram publicados entre 2022 e 2025 por meio de “vaquinha virtual”. Em cada um dos seis volumes, 27 espécies – número que simboliza quantos são os estados do Brasil, mais o Distrito Federal – são apresentadas pelo nome comum, nome científico, minibiografia com dados biológicos, curiosidades e uma caricatura feita à mão, colorida com lápis de cor.
Essa é a última newsletter especial do ano. Agradecemos sua companhia durante 2025 e desejamos um excelente 2026. Voltaremos no dia 11 de janeiro cheios de novas notícias ambientais!





