Notícias

Irregularidades no Parque

  Enquanto novo plano de MInc para o Parque Nacional de Itatiai não chega, os gestores da área seguem na luta para preservar os cerca de 30 mil hectares de Mata Atlântica. Entre os dias 23 e 30 de julho, servidores da unidade realizaram a Operação Gaia em conjunto com policiais militares do Batalhão Florestal e funcionários do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Área de Proteção Ambiental São João e da Superintendência do Ibama no estado do Rio de Janeiro. A força-tarefa realizou uma vistoria dentro e no entorno do PNI para coibir infrações ambientais rotineiras. Restaurantes, bares e similares tiveram a procedência dos palmitos comercializados averiguada. O Planalto do Itatiaia, região de difícil acesso em virtude de seus mais de dois mil metros de altitude, também recebeu a equipe, que suspendeu as atividades de chalés da Pousada dos Lobos - embargados desde 2002 e que ainda estavam em funcionamento. Para completar , todos os criadores de pássaros registrados no Ibama possuíam algum tipo de irregularidade. No total, 146 aves foram apreendidas. Em criadores não homologados pelo órgão, outros 24 indivíduos foram resgatados. Entre eles, espécies como canários da terra, maracanã-do-buriti e galo-de-campina. Os animais já estão no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Lorena (SP). A ação contabilizou 250 mil reais em multas.

Redação ((o))eco ·
6 de agosto de 2009 · 17 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
27 de outubro de 2026

Políticas alimentares foram ‘totalmente degradadas’ sob Bolsonaro, afirma secretária 

Ana Terra Reis, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, fala sobre os desafios da agricultura familiar diante das disputas territoriais em plena crise climática →

Colunas
27 de outubro de 2026

Navegando pelo retrocesso

A segurança da população não pode depender da disposição de legisladores em reconhecer os limites ecológicos, nem ficar subordinada aos interesses setoriais instalados no Congresso →

Colunas
27 de outubro de 2026

Do pasto à prateleira do mercado: os custos ocultos da indústria da carne bovina no Cerrado

Cobrar transparência não é um mero detalhe burocrático, mas uma condição para que seja possível cobrar responsabilidades ao longo da cadeia →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.