Notícias

Segunda fase do ARPA

Ministério do Meio Ambiente (MMA) anuncia R$ 120 milhões para  a segunda etapa do programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), que desde 2003 ajudou com recursos técnicos e financeiros 63 reservas.

Redação ((o))eco ·
21 de setembro de 2009 · 17 anos atrás

Nesta segunda-feira o Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciou a segunda etapa do programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), que desde 2003 ajudou com recursos técnicos e financeiros na criação ou implementação de 63 unidades de conservação, o equivalente a 34 milhões de hectares. A meta para a próxima fase, que se encerra em 2013, é criar mais 20 milhões de hectares áreas protegidas na Amazônia. Maria Cecília Wey de Brito, secretária de Biodiversidade e Florestas do MMA, adiantou que para esta segunda etapa serão investidos cerca de 120 milhões de dólares.

No dia 21 de outubro o MMA manterá em sua página na internet informações para consulta sobre o programa. Os recursos do ARPA representam, de longe, os mais importantes investimentos para que as unidades de conservação na Amazônia saiam do papel. O ARPA é resultado de uma parceria do governo federal com Funbio, WWF-Brasil, Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), o banco alemão KfW e a agência de cooperação alemã GTZ. É prevista ainda uma terceira etapa do programa, que durará até o ano de 2016.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Externo
18 de agosto de 2026

COP17 herda desafios de financiar combate à desertificação

Em 2024, na Arábia Saudita, a COP16 falhou na transformação dos compromissos voluntários em mecanismos práticos e financiados

Salada Verde
18 de agosto de 2026

SEEG aponta 37 caminhos para reduzir emissões de metano no Brasil

Agropecuária, resíduos, florestas e energia estão entre os setores contemplados por caderno com soluções para reduzir as emissões de metano, gás 28 vezes mais potente que o CO₂

Salada Verde
18 de agosto de 2026

ONGs se juntam por novas áreas protegidas marinhas nos mares brasileiros

Proposta de mosaico de unidades de conservação visa proteger faixa de cerca de 1.500 km de montanhas submarinas, entre Ceará e Rio Grande do Norte

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.