Salada Verde

Mais audiências de Belo Monte

Justiça federal em Altamira determina mais reuniões para que todos os possíveis atingidos pela obra sejam ouvidos. Ibama e Eletronorte eram contra.

Salada Verde ·
11 de novembro de 2009 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

As audiências públicas realizadas para o licenciamento da hidrelétrica de Belo Monte são insuficientes. A decisão da Justiça Federal em Altamira anunciada hoje foi baseada em pedido do Ministério Público Federal e Estadual do Pará. Assim, o licenciamento da polêmica usina é interrompido até que sejam promovidas novas reuniões, como têm pedido a população, entidades civis e pesquisadores.

Em sua decisão, o juiz Edson Grillo descartou alegações do Ibama e da Eletronorte, de que as quatro audiências feitas até agora são suficientes. A obra atingirá algumas localidades distantes centenas de quilômetros das sedes municipais.

“A audiência pública não pode ser considerada, como sustentam os requeridos, mero ato ritualístico encartado no procedimento de licenciamento ambiental. Deve ostentar a seriedade necessária, a fim de que possa fielmente servir à finalidade para a qual foi criada que, no caso presente, é informar custos, benefícios e riscos do empreendimento, propiciando o debate franco e profundo com as populações envolvidas”, escreveu.

O governo havia marcado o leilão do empreendimento para 21 de dezembro.

Saiba mais:
Da inviabilidade de Belo Monte
Belo Monte, goela abaixo não
Carnaval na floresta

Leia também

Notícias
11 de dezembro de 2025

STF encerra sustentações e adia decisão sobre ações que contestam o Marco Temporal

Após dois dias de manifestações de partes e terceiros interessados, o julgamento foi suspenso. Data para retorno ainda não foi definida

Salada Verde
11 de dezembro de 2025

Site da Agência ambiental dos EUA minimiza relação entre ação humana e mudanças climáticas

EPA disse que a agência não está mais focada em proteger "agendas políticas de esquerda" e que “não aceita mais ordens do culto climático"

Notícias
11 de dezembro de 2025

Uma nova e rara espécie de bromélia que pode estar condenada pela mineração

Recém-descoberta, a minúscula planta é encontrada apenas na Serra do Pires, em Congonhas, Minas Gerais, e pode desaparecer junto com apetite da exploração mineral

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.