Não é fácil a jornada de um rio na cidade de São Paulo. O córrego Tiquatira foi parcialmente resgatado pelo esforço de Hélio da Silva em plantar mais de 40 mil árvores às suas margens, no que virou o maior parque linear paulistano. Sua nascente, porém, permanece escondida em meio ao concreto e as mazelas da metrópole.
O segundo episódio do podcast “Oásis da Zona Leste” leva o ouvinte contra a corrente, literalmente, até o ponto onde nasce o Tiquatira, enquanto revela os desafios enfrentados pelos cursos d’água em São Paulo, em sua maioria canalizados, retificados e praticamente apagados da cidade.
Em conversa com especialistas, o jornalista Ramón Raquelly discute os caminhos complexos necessários para recuperar um rio sufocado pelo caos urbano. Mais do que suas margens, é preciso olhar para toda a sua bacia hidrográfica, um desafio ainda maior quando o rio em questão, no caso do Tiquatira, deságua no Tietê, um dos maiores e mais poluídos rios de São Paulo.
Episódio 2: Da nascente ao concreto
Ficha técnica
Direção, roteiro e locução: Ramón Raquelly
Orientação: Duda Menegassi
Edição de som e mixagem: Caio Santos
Trilha Sonora: Ramón Raquelly
Design: Sebástian Gabriel
Produzido pelo estúdio AMPLIFIKA Creators, fruto de uma parceria entre o Spotify e a Embaixada Preta.
Oásis da Leste é um podcast produzido através da Bolsa Vandré Fonseca de Jornalismo Ambiental, concedida pelo ((o))eco com apoio da Fundação Amazônia Sustentável e Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Da nascente ao deságue no Tietê, uma jornada pelo córrego Tiquatira
O plantio de árvores nas margens do rio é apenas uma etapa no longo e complexo processo para tentar recuperar um curso d’água em plena metrópole paulistana →
Estudante desenvolveu tecnologia para enfrentar a escassez de água no Sertão
Com menor custo, montagem simples e movido a energia solar, o sistema poderia ser aproveitado em mais regiões →
Plantar água: o superpoder das agroflorestas
Agricultores e pesquisadores apontam os SAFs como alternativa para a produção rural em meio à crise climática →
