Salada Verde

O asfalto está chegando no Jalapão

Região do Tocantins com terreno arenoso e de difícil acesso vai ganhar estrada parque com sinalização especial para atrações turísticas.

Redação ((o))eco ·
14 de março de 2011 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
As dunas e as chapadas: paisagens do Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins (Foto: Agência Rota da Iguana)
As dunas e as chapadas: paisagens do Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins (Foto: Agência Rota da Iguana)
Conhecido pelo seu terreno arenoso e de difícil acesso, o Jalapão, no estado do Tocantins, vai ficar menos inóspito nos próximos anos com a construção da Estrada Parque, conforme anunciou a Secretaria de Infrastrutura do Estado do Tocantins, na última semana.

Através de convênio com o Ministério do Turismo, o governo irá asfaltar um trecho de 136 quilômetros, entre os municípios de Novo Acordo e São Félix. De acordo com secretário de Infraestrutura, Alexandre Ubaldo, a rodovia terá características especiais, com sinalização apropriada para atender aos turistas.

Ubaldo disse ainda que as obras depende apenas da liberação do licenciamento ambiental pelo Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins. “Assim que órgão expedir a documentação, iniciaremos de imediato a obra”, frisou o Secretário.

De acordo com informações da secretaria de Infraestrutura, a obra será construída por duas empresas distintas dividas em dois lotes, o primeiro que vai de Novo Acordo ao km 63 terá investimentos da ordem R$ 65 milhões, com contrapartida de 10% do Estado. Já o segundo trecho que vai do km 63 a São Félix o investimento é de R$ 78 milhões.(Leilane Marinho)

Leia também
PCHs são planejadas no Jalapão


Explore a região do Jalapão no mapa abaixo. Em azul os limites do Parque

Visualizar Jalapão em um mapa maior

Leia também

Salada Verde
10 de dezembro de 2025

Decisão do Congresso sobre licenciamento amplia litígios e riscos ambientais, dizem procuradores

Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público Federal (Abrampa) diz que lei do licenciamento é o maior ataque à política ambiental do país

Reportagens
10 de dezembro de 2025

COP20 da Cites reforçou medidas globais para proteger a biodiversidade

Decisões sobre pau-brasil, tubarões, bicho-preguiça, espécies endêmicas e aves canoras avançaram com articulação brasileira

Colunas
10 de dezembro de 2025

A metrópole que nunca chega: como o deslocamento consome a vida dos fluminenses

Para muitos trabalhadores, as horas gastas dentro de ônibus, trens, barcas, metrô ou vans acabam sendo maiores do que o próprio tempo passado no destino final

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.