Fotografia

Dilma vira “Uncle Sam” em protesto na Avenida Rio Branco

Presidente foi um dos principais alvos do protesto desta quarta-feira (20), no Centro do Rio de Janeiro, que reuniu 50 mil pessoas

Victor Moriyama ·
20 de junho de 2012 · 14 anos atrás
Dilma Rousseff caracterizada como Uncle Sam. Foto: Victor Moriyama

Nesta quarta (20), dia “D” da Rio + 20, com a chegada dos chefes de Estado para discutir as questões climáticas e ambientais, milhares de pessoas protestaram contra o abandono do meio ambiente, as políticas ambientais do governo brasileiro e a penúria das decisões da ONU durante a conferência. No Centro, Rio de Janeiro, ativistas de ONGS ambientais e da sociedade civil cruzaram a Av. Rio Branco, da Candelária até à Cúpula dos Povos, no Aterro.

O protesto durou toda a tarde e foi marcado pelas alegorias usadas pelos participantes. Eles se vestiram de planeta Terra e presidenta Dilma travestida de Tio Sam; usaram fantasias de animais ameaçados e de algozes, caracterizados de açougueiros; simularam o funeral da natureza e um grupo de servidores públicos brasileiros, representando órgãos como o Ibama e o ICMBio, se amarraram para mostrar sua impotência frente à política ambiental do país.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Segundo as ONGs, a massa reuniu 50 mil pessoas, enquanto a Polícia Militar estimou em 20 mil os participantes.

Ativistas vestidos de açougueiros açoitam o planeta Terra. Foto: Victor Moriyama.
Foto: Victor Moriyama
Membros do ICMBio e outros órgãos ligados ao Ministério do Meio Ambienta protestam contra a falta de estrutura do governo. Foto: Victor Moriyama.
Membros do ICMBio e outros órgãos ligados ao Ministério do Meio Ambienta protestam contra a falta de estrutura do governo. Foto: Victor Moriyama.
Foto: Victor Moriyama.
Ativistas e entidades sociais protestam contra a política ambiental do governo Dilma Roussef. Foto: Victor Moriyama.
Foto: Victor Moriyama.
Foto: Victor Moriyama.
Foto: Victor Moriyama.
Greenpeace cai no samba durante passeata que tomou conta das ruas do Centro do Rio de Janeiro na tarde desta quarta-feira. Foto: Victor Moriyama.
Foto: Victor Moriyama.
Índios carregam tronco de madeira alertando a população para o desmatamento da Amazônia em benefício da criação de gado. Foto: Victor Moriyama.
Foto: Victor Moriyama.
Foto: Victor Moriyama.
Pela paz: tanque de guerra coberto de pão Sírio da ONG World Future Council remete à guerra da Síria. Foto: Victor Moriyama.
Mulher ajuda a levar enorme bandeira do Brasil da ONG SOS Mata Atlântica. Foto: Victor Moriyama.
Mulheres com cordas no pescoço simulam um enforcamento em protesto contra a política ambiental do governo federal. Foto: Victor Moriyama.
Ativistas empurram globo terrestre na Av. Rio Branco, centro do rio de Janeiro. Foto: Victor Moriyama.
Ativistas de entidades sociais protestam contra a política ambiental do governo Dilma Roussef. Foto: Victor Moriyama.
Artista plástico se envolve em árvore durante protesto. Foto: Victor Moriyama.
Ativistas protestam contra a “morte” da política ambiental do governo federal. Foto: Victor Moriyama.

 

  • Victor Moriyama

    Victor Moriyama é um fotojornalista brasileiro baseado em São Paulo.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
23 de março de 2026

Os planos climáticos do Brasil e França

A crise climática testa menos a eloquência dos governos e mais sua aptidão para reorganizar materialmente a economia, o território e o poder público

Reportagens
23 de março de 2026

COP15 – Países se reúnem para discutir desafios de cuidar de quem não tem endereço fixo

Confira entrevista exclusiva com presidente da COP15, João Paulo Capobianco, sobre Conferência das Espécies Migratórias, que acontece no Brasil esta semana

Salada Verde
23 de março de 2026

Governo cria nova área protegida no Cerrado de Minas Gerais

Com 41 mil hectares, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Córregos dos Vales do Norte de Minas visa proteger nascentes e comunidades tradicionais da região

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.