Fotografia

A Amazônia por Andreas Valentin

Os reflexos dos espelhos d’água da Amazônia parecem pintura. Essas obras da natureza estão registradas pelas lentes do fotógrafo Andreas Valentin.

Alexandre Sant´Anna ·
17 de dezembro de 2004 · 21 anos atrás

O carioca Andreas Valentin viveu 15 anos na Amazônia e sua obra mostra a intimidade que tem com a região. São fotos plásticas, de quem teve o olho treinado pelo pintor Hélio Oiticica – seu professor de arte desde os 5 anos de idade. Como se não bastasse conviver com um artista desse porte, o fotógrafo de 52 anos foi assistente de produção e de direção do filme “Fitzcarraldo” (1982), filmado na floresta pelo respeitado diretor alemão Werner Herzog.

Durante o período em que morou na Amazônia, Valentin fotografou desde rios, matas e céu até a cultura local. Em 1998, publicou o livro “Vermelho, um Pessoal Garantido”, e em 1999 “Caprichoso, a Terra é Azul”, frutos de um estudo fotográfico sobre o Festival Folclórico de Parintins, também conhecido como a festa do boi-bumbá. Um trabalho sobre a rivalidade entre os dois grupos responsáveis pela festa rendeu a André o prêmio Pierre Verger de Fotografia de 2004.

Atualmente, o fotógrafo é professor de História da Arte, Imagem e Cultura Brasileira na Universidade Gama Filho e professor do curso de pós-graduação Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais, da Universidade Cândido Mendes. Ele se formou em História da Arte e Cinema pelo Swarthmore College, nos Estados Unidos, e é mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense.

Nos últimos anos desenvolveu trabalhos para e revista VOGUE Brasil e participou da equipe de documentários realizados pela BBC, pela NBC e pela Thames Television. Também foi coordenador de projetos da Fundação Nacional de Arte.

Leia também

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Reportagem sobre compostagem é a grande vencedora do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025

Matéria de Elizabeth Oliveira, em ((o))eco, ganhou a categoria nacional texto. Premiação ocorreu em cerimônia realizada nesta quinta-feira (4)

Notícias
5 de dezembro de 2025

Conama incorpora justiça climática e combate ao racismo ambiental em nova diretriz

Resolução inédita reconhece desigualdades ambientais e cria diretrizes para políticas mais justas; Princípios foram aprovados durante 148ª reunião do colegiado

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Plataforma reúne dados da cadeia da restauração para alavancar agenda no país

A Vitrine da Restauração ajuda a conectar fornecedores de insumos e serviços, viveiros, pesquisadores e políticas públicas para acelerar iniciativas de recuperação da vegetação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.