Vídeos

Missão no gelo contra o aquecimento global

WWF e população local arrendam 460 mil hectares de floresta no vale do rio Bikin, na Rússia, para protegê-la do desmatamento predatório.

Klaus Esterluss · Mareike Aden ·
15 de abril de 2012 · 12 anos atrás

 

O vale do rio Bikin, último território selvagem no extremo leste da Rússia, está localizado a oito mil quilômetros de Moscou e é habitat de diversas espécies ameaçadas de extinção. Por ser uma imensa reserva de gás carbônico, ele desempenha um papel muito importante para o clima. Mas esta última floresta intacta também está ameaçada.

O principal problema é o desmatamento predatório. Até o momento, o governo russo tomou poucas providências para proteger os mais de 460 mil hectares de floresta. Por isso, os povos nativos do local se uniram à organização WWF e seus parceiros alemães para arrendar, pelos próximos 49 anos, uma grande parte da floresta original.

Acima de tudo, eles querem preservá-la como importante depósito de gás carbônico: as árvores da região podem reter mais de 48 milhões de toneladas do produto. Nos primeiros três anos, o projeto recebe o apoio financeiro da Alemanha. Depois disso, o dinheiro terá de vir do mercado de emissões de CO2.

Objetivo do projeto: Proteção da floresta e manutenção do bosque como reserva de CO2

Alcance do projeto: 460 mil hectares de área florestal no vale do rio Bikin, no leste da Rússia

Volume de investimentos: 2,5 milhões de euros

Redução de emissões de CO2: 176,53 milhões de toneladas

Um filme de Klaus Esterluss e Mareike Aden

Esse conteúdo é publicado em uma parceria de ((o))eco com a Deutsche Welle, emissora pública alemã
 


Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.