Notícias

Espírito (de porco) de Natal

Prefeitura de São Paulo vai inaugurar árvore de Natal gigante com show de fogos de artifício bem no meio da represa da Guarapiranga, refúgio de aves migratórias e manancial que abastece a cidade.

Redação ((o))eco ·
4 de dezembro de 2009 · 15 anos atrás

A cidade de São Paulo, dominada pelo concreto, tem pouquíssimos ambientes naturais conservados que ainda servem de refúgio da vida silvestre.  A represa da Guarapiranga, protegida por lei por ser área de manancial e Área de Proteção Permanente (APP), é um dos últimos desses refúgios e, por isso, deveria receber atenção especial do governo. Mas não é bem isso que vem acontecendo por lá. A última que a prefeitura preparou para a região exemplifica bem o fato.

No próximo dia 12, durante um mega show de fogos de artifício, será inaugurada a segunda maior árvore de Natal da cidade, com 65 metros de altura, bem no meio da represa. Segundo o próprio site da prefeitura, o local é “inusitado”.  Para o biólogo Fábio Schunck, no entanto, mais do que inusitada, a área totalmente inadequada.  Todos os anos, centenas de aves migratórias que vêm do Norte da América do Norte usam a Guarapiranga para descansar e se reproduzir. O barulho e cores dos fogos serão um desastre para elas. Além disso, é de lá, onde acontece o show pirotécnico,  com suas inúmeras substâncias químicas, que virá a água que o paulistano consome.

“Onde estão todas as leis? Onde estão os órgãos ambientais públicos que tanto tratam de meio ambiente e conservação, onde estão as sociedades protetoras dos animais? Será que estarão presentes neste evento? Espero que sim, pois poderão presenciar o impacto negativo do mesmo nas aves da região, nestas aves que agora estão se reproduzindo no local, com seus ninhos, ovos e filhotes”, desabafa Schunck, por e-mail.

Segundo moradores da região, a prefeitura ainda aterrou uma área da represa para que um guindaste fosse colocado para montar a tal árvore. Este ano, a cidade deve gastar nada menos do que R$ 5,9 milhões para fazer o “Natal Iluminado” de São Paulo, no qual a “decoração” na Guarapiranga está incluída. Ambientalistas e moradores da região da represa preparam uma manifestação contra a iniciativa da prefeitura no dia da inauguração da árvore.

 

Leia também

Colunas
13 de dezembro de 2024

A divulgação é o remédio

Na década de 1940, a farmacêutica Roche editou as Coleções Artísticas Roche, 210 prospectos com gravuras e textos de divulgação científica que acompanhavam os informes publicitários da marca

Reportagens
13 de dezembro de 2024

Entrevista: ‘É do interesse da China apoiar os planos ambientais do Brasil’

Brasil pode ampliar a cooperação com a China para impulsionar sustentabilidade na diplomacia global, afirma Maiara Folly, da Plataforma CIPÓ

Salada Verde
13 de dezembro de 2024

Área de infraestrutura quer em janeiro a licença para explodir Pedral do Lourenço 

Indígenas, quilombolas, ribeirinhos, peixes endêmicos e ameaçados de extinção serão afetadas pela obra, ligada à hidrovia exportadora

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.