Notícias

Espírito (de porco) de Natal

Prefeitura de São Paulo vai inaugurar árvore de Natal gigante com show de fogos de artifício bem no meio da represa da Guarapiranga, refúgio de aves migratórias e manancial que abastece a cidade.

Redação ((o))eco ·
4 de dezembro de 2009 · 12 anos atrás

A cidade de São Paulo, dominada pelo concreto, tem pouquíssimos ambientes naturais conservados que ainda servem de refúgio da vida silvestre.  A represa da Guarapiranga, protegida por lei por ser área de manancial e Área de Proteção Permanente (APP), é um dos últimos desses refúgios e, por isso, deveria receber atenção especial do governo. Mas não é bem isso que vem acontecendo por lá. A última que a prefeitura preparou para a região exemplifica bem o fato.

No próximo dia 12, durante um mega show de fogos de artifício, será inaugurada a segunda maior árvore de Natal da cidade, com 65 metros de altura, bem no meio da represa. Segundo o próprio site da prefeitura, o local é “inusitado”.  Para o biólogo Fábio Schunck, no entanto, mais do que inusitada, a área totalmente inadequada.  Todos os anos, centenas de aves migratórias que vêm do Norte da América do Norte usam a Guarapiranga para descansar e se reproduzir. O barulho e cores dos fogos serão um desastre para elas. Além disso, é de lá, onde acontece o show pirotécnico,  com suas inúmeras substâncias químicas, que virá a água que o paulistano consome.

“Onde estão todas as leis? Onde estão os órgãos ambientais públicos que tanto tratam de meio ambiente e conservação, onde estão as sociedades protetoras dos animais? Será que estarão presentes neste evento? Espero que sim, pois poderão presenciar o impacto negativo do mesmo nas aves da região, nestas aves que agora estão se reproduzindo no local, com seus ninhos, ovos e filhotes”, desabafa Schunck, por e-mail.

Segundo moradores da região, a prefeitura ainda aterrou uma área da represa para que um guindaste fosse colocado para montar a tal árvore. Este ano, a cidade deve gastar nada menos do que R$ 5,9 milhões para fazer o “Natal Iluminado” de São Paulo, no qual a “decoração” na Guarapiranga está incluída. Ambientalistas e moradores da região da represa preparam uma manifestação contra a iniciativa da prefeitura no dia da inauguração da árvore.

 

Leia também

Notícias
18 de outubro de 2021

Websérie traz o elo entre o ser humano e a natureza do Rio de Janeiro

Personagens que possuem uma conexão especial com a paisagem natural da cidade são apresentados na websérie do documentarista e fotógrafo carioca, Rafael Duarte

Salada Verde
15 de outubro de 2021

GLO ambiental não será renovada, anuncia Mourão

A operação acabou nesta sexta-feira (15). Atuação de militares não resultou em diminuição do desmatamento na Amazônia, mesmo com efetivo e orçamento maiores que dos órgãos ambientais

Notícias
15 de outubro de 2021

Justiça do México suspendeu revisão da meta climática, apresentada em 2020

Assim como o Brasil, o México revidou a meta para abaixo do estabelecido no Acordo de Paris. Greenpeace questionou na Justiça a nova NDC e ganhou

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta