Notícias

O “Santo Graal” da energia limpa

Universidade americana desenvolve sistema de armazenamento de energia produzida por fontes limpas que pode acabar com problema da inconstância na geração, por conta da instabilidade da natureza.

Redação ((o))eco ·
16 de abril de 2010 · 16 anos atrás

Pesquisadores da Universidade de Nottingham anunciaram recentemente a criação do que foi chamado de “Santo Graal” da energia limpa pelo site de divulgação científica americano ScienceDaily. Trata-se de  uma bomba de ar comprimido alimentada por turbinas eólicas em alto mar (off-shore), que fica escondida no fundo do oceano. A sacada é que as bombas são usadas para o armazenamento de energia e para alimentar as próprias turbinas quando não houver vento, o que pode resolver um dos maiores problemas da geração de energia limpa: a inconstância.

Hoje discute-se muito se é viável ou não usar fontes de energia limpa – como eólica e solar, por exemplo – por causa da falta de constância da geração, por conta da instabilidade da natureza. Isto é, tem sol ou vento, há geração de energia; não tem, não há geração. O projeto americano está agora em sua fase de testes e a expectativa é que dentro de 15 anos ele seja usado em larga escala e a um custo muito próximo da energia convencional. (Cristiane Prizibisczki)

Via: ScienceDaily

 

Leia também

Salada Verde
12 de dezembro de 2025

Pesquisadores do Jardim Botânico descobrem nova espécie de bromélia

Espécie é endêmica da Mata Atlântica e foi coletada na Bahia; atividades humanas na região onde foi avistada ameaçam sua sobrevivência

Notícias
11 de dezembro de 2025

STF encerra sustentações e adia decisão sobre ações que contestam o Marco Temporal

Após dois dias de manifestações de partes e terceiros interessados, o julgamento foi suspenso. Data para retorno ainda não foi definida

Salada Verde
11 de dezembro de 2025

Site da Agência ambiental dos EUA minimiza relação entre ação humana e mudanças climáticas

EPA disse que a agência não está mais focada em proteger "agendas políticas de esquerda" e que “não aceita mais ordens do culto climático"

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.