Notícias

Nem de plástico nem de papel

Banir as sacolas de plástico é uma boa ideia, desde que elas não sejam substituídas por outros materiais descartáveis. Se for assim, vamos trocar seis por meia dúzia.

Redação ((o))eco ·
24 de maio de 2010 · 14 anos atrás

Os EUA consomem 90 bilhões de sacolas plásticas por ano. Há três anos, São Francisco, na Califórnia, foi a primeira cidade do país a banir o uso de sacolas de plástico em supermercados e lojas de conveniência. Outras cidades da região, como Palo Alto e Oakland, fizeram o mesmo.

Mas ao invés de incentivar o uso de sacolas de tecido reutilizáveis, a lei induziu o plástico a ser substituído por papel, que por ser reciclável não foi proibido. Os críticos acusaram que a troca foi inócua, já que o consumo de água, corte de árvores e custos de transporte na produção das sacolas de papel podem ter impactos ambientais ainda piores. Em Oakland, grupos ligados a indústria de sacolas de plástico recorreram contra a lei e ganharam, baseados no argumento de que a proibição das mesmas não considerou o impacto ambiental da sua substituição por papel.

O Rio de Janeiro está prestes a implementar uma regulação semelhante, aprovada em julho de 2009. Em dois meses, os estabelecimentos de grande porte terão que substituir as sacolas de plástico e já estão se mobilizando para ganhar tempo e entrar com recursos contra a nova lei. Aqui também o papel não foi proibido.

Ao invés de proibir determinados tipos de sacolas, a solução mais eficaz seria taxá-las. Assim, para economizar, os consumidores seriam naturalmente induzidos a usar a alternativa de pano e os legisladores não precisariam escrever uma lei com muitos detalhes. Esse arranjo está ganhando defensores nos EUA. Deveríamos acompanhar a discussão por lá, para encurtar o caminho aqui.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.