Reportagens

Florestas potenciais

Estudo localiza mais de um bilhão de hectares de áreas com potencial de recuperação florestal no planeta. Veja vídeo sobre resultados.

Redação ((o))eco ·
26 de novembro de 2009 · 15 anos atrás

 O planeta pode ter florestas recuperadas em uma área superior ao território do Canadá se houver investimentos, divulgou a União Mundial para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) nesta quinta-feira. As áreas superam ainda a extensão do Brasil – cerca de 800 milhões de hectares -, e equivalem a um sexto do território global.Seria uma maneira de conter as perdas mundiais alarmantes de matas, ajudar na luta contra o aquecimento planetário e a manter populações indígenas e outras que dependem diretamente das florestas para sobreviver.

Pesquisadores utilizaram imagens de satélite para localizar áreas em que mais de um bilhão de hectares (ou 6% da área terrestre do planeta) hoje degradados ou cortados têm potencial de regeneração. Até agora, estimava-se que apenas 850 milhões de hectares poderiam ser recuperados. O mundo tem hoje apenas um quinto de suas florestas originais, que cobriam mais de 50% da área terrestre da Terra. De 2000 a 2005 foram devastados sete milhões de hectares de florestas no planeta, praticamente o tamanho da Escócia. A pesquisa indica que em 2030 a regeneração de florestas degradadas vai ter a mesma contribuição para a redução de gases de efeito estufa quanto o desmatamento evitado. O estudo foi produzido pela organização Global Partnership on Forest Restoration (GPFLR).

No Brasil, há cerca de 150 milhões de hectares com pastagens degradadas, majoritariamente no Cerrado e Amazônia.

“Com uma população mundial se aproximando dos sete bilhões e com projeções de ultrapassar os oito bilhões em 2025, a pressão sobre os recursos naturais é imensa. Ao mesmo tempo, as florestas da Terra seguem encolhendo, e o que resta é constantemente degradado. Temos conhecimento para restaurar florestas e agora sabemos onde isso pode ser feito”, disse Tim Rollinson, diretor-geral da Comissão Britânica de Florestas, conforme nota da IUCN.

Confira o vídeo.



 

Mais informações podem ser obtidas aqui.

Leia também

Fotografia
30 de dezembro de 2024

Galeria de fotos: o voo livre de 12 papagaios-de-peito-roxo

Projeto Voar realiza soltura de papagaios, vítimas do tráfico de animais silvestres, em Minas Gerais. Aves foram reabilitadas e serão monitoradas em vida livre

Reportagens
27 de dezembro de 2024

Poluição química de plásticos alcançou os mais antigos animais da Terra

Estudos identificaram que proteínas geradas nas próprias esponjas marinhas eliminam essas substâncias prejudiciais

Reportagens
26 de dezembro de 2024

2024 é o primeiro ano em que a temperatura média da Terra deve ultrapassar 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais

Acordo de Paris não está perdido, diz serviço climatológico europeu. Confira a galeria de imagens com os principais eventos extremos de 2024

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.