Reportagens

Derretimento sob suspeita

Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas revisa dado sobre ritmo de derretimento de geleiras na Ásia, depois de contestações.

Redação ((o))eco ·
20 de janeiro de 2010 · 16 anos atrás

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) começou a revisar a informação contida em seu último relatório, divulgado em 2007, de que as geleiras da cordilheira dos Himalaias, na Ásia, iriam derreter completamente até o ano de 2035 se o ritmo de aquecimento do planeta continuasse. O dado não foi retirado de literatura especializada, mas de uma entrevista a um cientista em 1999 e ontem gerou comentários do ministro de meio ambiente da Índia, Jairam Ramesh. Ele afirmou que a informação era infundada. Desde novembro o país contesta os dados do IPCC, crendo que o ritmo de derretimento não foge à normalidade. Rajendra Pachauri, chefe do IPCC, disse que iria se pronunciar sobre este assunto dentro de alguns dias.

Leia também

Análises
9 de dezembro de 2025

Equilíbrio, harmonia e estabilidade podem transformar os cuidados com incêndios em gestão de fogo 

A longa travessia entre a teoria do manejo integrado e sua prática no território brasileiro

Reportagens
9 de dezembro de 2025

Clima extremo desafia restauração em nova estratégia da biodiversidade

Plano incorpora ações até 2030 e exigências internacionais para conter a perda acelerada de espécies nativas no país

Notícias
9 de dezembro de 2025

Mata Atlântica pode ganhar um novo parque nacional

Proposta do Parque Nacional Serras do Araçatuba e Quiriri, na divisa entre SC e PR, visa preservar porção ainda desprotegida do maior contínuo de Mata Atlântica do país

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.