Reportagens

Derretimento sob suspeita

Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas revisa dado sobre ritmo de derretimento de geleiras na Ásia, depois de contestações.

Redação ((o))eco ·
20 de janeiro de 2010 · 17 anos atrás

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) começou a revisar a informação contida em seu último relatório, divulgado em 2007, de que as geleiras da cordilheira dos Himalaias, na Ásia, iriam derreter completamente até o ano de 2035 se o ritmo de aquecimento do planeta continuasse. O dado não foi retirado de literatura especializada, mas de uma entrevista a um cientista em 1999 e ontem gerou comentários do ministro de meio ambiente da Índia, Jairam Ramesh. Ele afirmou que a informação era infundada. Desde novembro o país contesta os dados do IPCC, crendo que o ritmo de derretimento não foge à normalidade. Rajendra Pachauri, chefe do IPCC, disse que iria se pronunciar sobre este assunto dentro de alguns dias.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
18 de agosto de 2026

Amazônia está secando. O que podemos fazer 

A combinação de mudanças climáticas com desmatamento já afeta o ciclo de água da região e, por consequência, as chuvas do resto do Brasil. Precisamos agir agora

Salada Verde
17 de agosto de 2026

Vote pelo Clima aproxima eleitores de candidaturas com compromisso climático

Nova edição da plataforma reúne propostas em vinte temas da agenda climática, como meio ambiente, saúde, educação, energia renovável, transporte e mobilidade. Veja como usar a ferramenta

Reportagens
17 de agosto de 2026

Rastreabilidade da soja e da carne esbarra na falta de integração

Estudo do WRI Brasil analisou 21 iniciativas no país e defende um protocolo nacional para conectar sistemas e critérios

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.