Reportagens

Derretimento sob suspeita

Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas revisa dado sobre ritmo de derretimento de geleiras na Ásia, depois de contestações.

Redação ((o))eco ·
20 de janeiro de 2010 · 12 anos atrás

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) começou a revisar a informação contida em seu último relatório, divulgado em 2007, de que as geleiras da cordilheira dos Himalaias, na Ásia, iriam derreter completamente até o ano de 2035 se o ritmo de aquecimento do planeta continuasse. O dado não foi retirado de literatura especializada, mas de uma entrevista a um cientista em 1999 e ontem gerou comentários do ministro de meio ambiente da Índia, Jairam Ramesh. Ele afirmou que a informação era infundada. Desde novembro o país contesta os dados do IPCC, crendo que o ritmo de derretimento não foge à normalidade. Rajendra Pachauri, chefe do IPCC, disse que iria se pronunciar sobre este assunto dentro de alguns dias.

Leia também

Salada Verde
21 de outubro de 2021

Polícia Civil do Maranhão prende um dos homens que matou onça preta e se gabou nas redes sociais

Corpo do animal abatido foi filmado por três homens, que comemoraram o feito. O homem preso também será multado pelo Ibama.

Reportagens
21 de outubro de 2021

COP26 – Brasil tentou minimizar impacto das emissões da pecuária em relatório do IPCC

País também defendeu que aumento do desmatamento não é resultado da política atual brasileira. Outros países fizeram lobby para mudar relatório climático.

Reportagens
21 de outubro de 2021

Estudo aponta diretrizes para barrar a degradação acelerada de campos e savanas

As chamadas grasslands estão ameaçadas em todo o planeta, alerta um grupo internacional de pesquisadores. Solução envolve restauração e busca de alternativas de exploração econômica sustentáveis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta