Notícias

Congresso de Ecoturismo começa neste domingo

Iniciativa da Fundação Neotrópica, o evento terá palestras e mesas redondas que discutirão formas de fortalecer a economia regional e nacional através da promoção do ecoturismo e da conservação.

Redação ((o))eco ·
21 de outubro de 2011 · 14 anos atrás

Começa neste domingo, dia 23, a segunda edição do Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade (CONATUS), que ocorre na capital do Mato Grosso, Cuiabá. Iniciativa da Fundação Neotrópica, o evento terá palestras e mesas redondas que discutirão formas de fortalecer a economia regional e nacional através da promoção do ecoturismo e da conservação. A palestra de abertura do encontro será ministrada pela diretora-presidente da Associação O Eco, a engenheira Maria Tereza Jorge Pádua. Participam também o engenheiro florestal Marc Dourojeanni e o diplomata Pedro da Cunha e Menezes, ambos colunistas de ((o))eco.   Na quarta, dia 26, o economista Carlos Eduardo Young, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentará resultados sobre estudo que demonstra a importância das unidades de conservação para a economia nacional. Já na quinta, o representante da Convenção da Diversidade Biológica, Oliver Hillel falará sobre as oportunidade que o turismo sustentável traz para a implementação das convenções multilaterais de proteção ao meio ambiente.

Participação do ICMBio

O coordenador do Uso Público de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes (ICMBio), Ernesto Viveiro de Castro, participará do Conatus na terça-feira, ao lado de seu colega Jorge Pegoraro, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, o mais visitado em todo país. Ambos vão debater os modelos de gestão das áreas protegidas com potencial de visitação, inclusive mostrando dados sobre as concessões feitas à iniciativa privada.

Além dos palestrantes, o ICMBio decidiu enviar 30 gestores de unidades de conservação federais para acompanhar as discussões da segunda edição do CONATUS.  Durante o encontro, eles farão parte de rodadas paralelas de discussão, onde serão expostas ideias para a ampliação do ecoturismo nas áreas protegidas do país.

Mais informações sobre a programação e as notícias do II CONATUS podem ser encontradas no site http://www.conatus.org.br/institucional.php?tag=8

Leia também

Colunas
13 de fevereiro de 2026

Perigos explícitos e dissimulados da má política ambiental do Brasil

pressões corporativas frequentemente distorcem processos democráticos, transformando interesses privados em decisões públicas formalmente legitimadas

Notícias
13 de fevereiro de 2026

Transparência falha: 40% dos dados ambientais não estavam acessíveis em 2025

Das informações ambientais disponibilizadas, 38% estavam em formato inadequado e 62% desatualizadas, mostra estudo do Observatório do Código Florestal e ICV

Análises
13 de fevereiro de 2026

O Carnaval é termômetro para medir nossos avanços no enfrentamento da crise climática

Os impactos da crise climática já são um problema do presente. Medidas políticas eficazes de prevenção aos eventos climáticos extremos não podem ser improvisadas às vésperas das festividades

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.