Reportagens

Uma palavra para destravar

Nem mesmo negociadores sabem quanto tempo vão durar as negociações. Muitos pontos de discordância podem ser solucionados com poucas decisões políticas.

Andreia Fanzeres ·
18 de dezembro de 2009 · 14 anos atrás

Nesta tarde, os textos ainda estavam com muitos colchetes (itens não consensuais), mas segundo a secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Suzana Kahn, uma decisão política em áreas como metas ou finanças pode destravar muitos pontos de discordância ao mesmo tempo, nas mais diferentes áreas. Uma delas é a de florestas. “As negociações envolvendo REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação) até que estão boas. O que ainda não sabemos é se o que concordamos sobre a área de florestas vai ser apençado ao documento final com as decisões da COP15. Se ele entrar, ainda vamos ter que trabalhar muito”, disse Kahn, sugerindo que as negociações continuem até amanhã.

O que se desenha até agora é a formatação de um documento com a decisão da COP15, vinculado a uma série de anexos, ou apêndices, com procedimentos para acordos futuros em REDD, transferência de tecnologia, finanças, sensitividade (associada ao impacto econômico da transformação para uma economia de baixo carbono) e mercado. “Neste ponto, por exemplo, o apêndice proposto sugere que dentro de mais um ano sejam definidos detalhes sobre fontes de captação de recursos para enfrentamento das mudanças climáticas”, diz Kahn.

  • Andreia Fanzeres

    Jornalista de ((o))eco de 2005 a 2011. Coordena o Programa de Direitos Indígenas, Política Indigenista e Informação à Sociedade da OPAN.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.