Colunas

A multiplicação do lixo em Aparecida

Após o principal feriado católico do país, registros fotográficos revelam o acúmulo de lixo na cidade. Anjos da Limpeza levam até 70% para reciclagem.

20 de outubro de 2011 · 14 anos atrás
  • Victor Moriyama

    Victor Moriyama é um fotojornalista brasileiro baseado em São Paulo.

Foto: Victor Moriyama
Foto: Victor Moriyama

No feriado de 12 de Outubro, um dos principais feriados católicos do calendário nacional celebrados no dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, o movimento de romeiros para cultuá-la chegou a 120 mil em apenas um dia. O número se aproxima a movimentação mensal na Basílica, responsável por atraír ao Santuário localizado na cidade de Aparecida, interior de São Paulo, uma média de 150 mil fiíes vindos de todos os estados.

Qualquer aglomeração de pessoas gera uma produção de lixo. Em grande escala então, a quantidade de lixo gerada é bastante volumosa e necessita de muito trabalho para ser equilibrada. O feriado é reponsável por produzir metade do lixo mensal do município, que gira em torno de 1.500 toneladas. Todo o material recolhido é enviado ao aterro público por meio da cooperativa de reciclagem Anjos da Limpeza, que promove a coleta seletiva permanente do Santuário. Os agentes da companhia recebem cerca de R$ 700 mensais e são responsáveis por coletar 70% das 70 toneladas recolhidas por mês na cidade.

Leia também

Reportagens
16 de maio de 2025

Petroleiras aproveitam disputas entre indígenas e ocupam papel de Estado enquanto exploram territórios no Equador

Nos últimos 30 anos, as três empresas que operaram o bloco 10 adotaram estratégias para fragmentar as comunidades e torná-las dependentes de suas atividades. Mas organizações indígenas resistem a essa pressão

Notícias
16 de maio de 2025

Desmatamento em Unidades de Conservação cai 42,5% em 2024

Número é do Relatório Anual do Desmatamento no Brasil, feito pelo MapBiomas. Em Terras Indígenas, a redução foi de 24% no ano passado, em comparação com 2023

Salada Verde
16 de maio de 2025

Deputado quer colocar parques nacionais de volta à lista de concessões do governo

Decreto legislativo tenta suspender norma que retirou 17 parques e duas florestas nacionais de programa de desestatização. Lençóis Maranhenses e Jericoacoara estão na lista

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.