Notícias

Copa do Mundo das áreas protegidas: Temos um vencedor

Durante a competição, publicamos um panorama dos países participantes. Agora, imaginamos quem seria o campeão da Copa da Conservação.

Rafael Ferreira ·
18 de julho de 2014 · 12 anos atrás

No mês da Copa do Mundo, enquanto a bola rolava nos gramados dos campos Brasil afora, este blog se propôs a ver a competição de uma forma diferente: apresentamos os perfis de conservação ambiental das 32 das seleções participantes, através das suas áreas naturais protegidas. Agora que aquela competição chegou ao fim, com a merecida vitória da seleção alemã, imaginamos como seria a competição se, no lugar de jogadores de futebol, colocássemos os áreas protegidas destes países. Qual sairia vitorioso?

Saber quem conserva mais e melhor é uma proposição difícil. São muitas as formas de estabelecer a comparação e nenhuma delas dará o quadro completo ou será completamente justa. Não se trata só da área de proteção, há a qualidade das políticas de manejo de cada lugar, como as áreas são administradas e outros tantos fatores. Optamos pelo critério do percentual de áreas protegidas em relação ao território total do país, pois este era o dado disponível para comparações internacionais, publicado pelo Centro de Monitoramento de Conservação Mundial das Nações Unidas (UNEP-WCMC). Para os desempates, utilizamos os dados do Protected Planet. Os percentuais publicados pelas Nações Unidas totalizam todas as áreas protegidas dos países, sejam elas governamentais ou privadas.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Por coincidência ou não, a grande vencedora é a Alemanha, que repete a performance nos campos, com 42% de áreas protegidas. Em segundo vem a Inglaterra com 26,35%, ligeiramente à frente do Brasil, terceiro colocado, com 26,28%. A Suíça e Equador, ambos com 25% não conseguiram passar das semi-finais e quartas de final.

Veja na arte abaixo como seria a Copa do Mundo das áreas protegidas pelo critério do percentual do território total, de acordo com os dados da ONU. E se quiser saber mais sobre as unidades de conservação do Brasil, acesse o WikiParques, um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais e áreas protegidas.

A tabela de "jogos". Fonte: Ilustação | Clique para ampliar
A tabela de "jogos". Fonte: Ilustação | Clique para ampliar

 

 

Leia também
Copa do Mundo das áreas protegidas: Rússia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Uruguai
Copa do Mundo das áreas protegidas: Portugal
Copa do Mundo das áreas protegidas: Bélgica
Copa das áreas protegidas: França
Copa do Mundo das áreas protegidas: Equador
Copa do Mundo das áreas protegidas: Japão
Copa do Mundo das áreas protegidas: Holanda
Copa do Mundo das áreas protegidas: Costa do Marfim
Copa do Mundo das áreas protegidas: Estados Unidos
Copa do Mundo das áreas protegidas: Espanha
Copa do Mundo das áreas protegidas: Argentina
Copa do Mundo das áreas protegidas: Alemanha
Copa do Mundo das áreas protegidas: Costa Rica
Copa do Mundo das áreas protegidas: Itália
Copa do Mundo das áreas protegidas: Gana
Copa do Mundo das áreas protegidas: Coréia do Sul
Copa do Mundo das áreas protegidas: Nigéria
Copa do Mundo das áreas protegidas: Inglaterra
Copa do Mundo das áreas protegidas: Camarões
Copa do Mundo das áreas protegidas: Argélia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Bósnia e Herzegovina
Copa do Mundo das áreas protegidas: Suíça
Copa do Mundo das áreas protegidas: Colômbia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Austrália
Copa do Mundo das áreas protegidas: México
Copa do Mundo das áreas protegidas: Irã
Copa do Mundo das áreas protegidas: Honduras
Copa do Mundo das áreas protegidas: Grécia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Chile
Copa do Mundo das áreas protegidas: Croácia

 

 

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
10 de junho de 2026

Mutirão 2: o inimigo não é outro

Por um errante minuto, a qualidade da imaginação do cinema carioca me faz desejar que o setor climático aprenda a mobilizar a opinião pública com o marketing do setor de segurança

Análises
9 de junho de 2026

A corrida maluca do financiamento climático

Para cada dólar investido na natureza, outros 30 financiam sua destruição. No total, US$ 7,3 trilhões em fluxos financeiros dos setores público e privado têm impacto negativo direto na natureza

Salada Verde
9 de junho de 2026

Casal de ambientalistas de SC recebe prêmio por trabalho pela conservação da Mata Atlântica

1ª edição do Prêmio Miguel Milano de Conservação da Natureza reconhece o legado de Germano Woehl Jr. e Elza Nishimura Woehl, fundadores do Instituto Rã-Bugio, em Santa Catarina

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.