
O Instituto Chico Mendes e o Serviço Florestal Brasileiro ganharam 503,6 mil hectares de terras públicas federais que deverão ser convertidas em unidade de conservação. A destinação dessas terras para o Ministério do Meio Ambiente ocorreu por meio do programa Terra Legal, que regulariza áreas e imóveis localizados na Amazônia Legal.
As áreas estão localizadas nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e é quase do tamanho de Brasília.
Segundo a ministra Izabella Teixeira, o próximo passo será a criação de uma comissão técnica que estudará qual a destinação mais adequada para as áreas.
O programa Terra Legal foi criado em 2009 e é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A cerimônia de entrega foi feita na semana passada (24), em Brasília. Foram destinados, ao todo, 13 milhões de hectares, sendo a grande maioria para a reforma agrária e regularização fundiária (12,3 milhões de hectares), seguida de área para criação de Terras Indígenas (2,3 milhões de hectares). Apenas 4% foram destinadas para criar novas Unidades de Conservação (504 mil hectares).
Leia Também
Ministério do Meio Ambiente ganha 952 mil hectares para preservar
Precisamos de um poupa tempo rural
MPF critica tabela de preços do Terra Legal
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Estudo amplia registros de ave ameaçada na Caatinga após 13 anos de monitoramento
Pesquisa do Cemafauna/Univasf analisou a ocorrência do arapaçu-do-nordeste em áreas monitoradas entre 2012 e 2025 e identificou 17 novos registros da espécie →
Agricultura familiar do PA mira além da rastreabilidade e dá fôlego à Pecuária Sustentável
Pequenos pecuaristas aproveitam programa do governo que obriga identificação individual do gado para ampliar repertório de manejo e gestão, colhendo resultados na preservação ambiental →
Expedições percorrem a costa brasileira para estudar a biodiversidade marinha
Dados coletados em cruzeiros científicos sinóticos na Amazônia Azul permitirão cruzar informações de norte a sul da costa brasileira →
