Passando pela Praia de Atafona, vemos uma casa com duas janelas, uma ao lado da outra. Embaixo delas, uma boca desenhada faz com que enxerguemos a fachada da moradia como um rosto simpático. Na pequena porta ao lado do “rosto”, encontramos Ines Vidipo encostada no muro apreciando a praia, enquanto um reggae toca na varanda da casa. Casa essa que é também um bar, o “Casa-bar erosão”, negócio administrado por Dona Ines desde 2020. Muito mais que apenas uma pintura, o “rosto” simpático na parede é um grande simbolismo, já que simpatia é o que não falta ali. “Aqui uma hora é um bar, outra hora é casa. Você chega, você fica à vontade, você faz seu churrasco e canta seu karaokê, do jeitinho que eu acho que tem que ser, que é também o modelo de Atafona. É um diferencial”, conta ela ao falar sobre seu bar.
Ines Vidipo “é uma apaixonada por Atafona”, como se define. Antes de se instalar de fato no distrito, era frequentadora da praia há mais de 10 anos e sempre ia com a família. Adorava ficar acampada em tudo quanto é lugar, só para poder aproveitar cada canto de Atafona. “Até em cima do bar de um amigo eu já acampei”, contou. Desde 2020, ela mora no distrito e não tem pretensão alguma de sair.
Além do bar, Ines trabalha na prefeitura de São João da Barra com crianças com deficiência. Mas todo tempo que tem, prefere estar no seu “Casa-bar”. Antes do Erosão, Ines tinha outro bar conhecido como Birosca, de onde teve que sair por causa do avanço do mar.
Foi em uma segunda-feira de carnaval que ela começou a ver o mar chegando em seu antigo bar. “Eu estava fazendo uma caranguejada no dia, sentada em um banquinho e o pessoal comendo caranguejo na varanda, quando vimos que ia cair. O poste em frente inclinou e caiu. Quando ele caiu, balançou o da varanda. Foi aí que vi e pensei ‘é, agora vai cair tudo aqui’”, contou.
Sem desistir, Ines recomeçou no Casa-Bar Erosão, onde permanece até hoje. Muitos dos utensílios que utiliza no bar são reciclados, vindos de lixos deixados na praia e doações. Orgulhosa, ela mostra o quadro com o nome do bar, desenhado e pintado por amigos, e a parede colorida da varanda, pintada e decorada por uma amiga próxima.
Apesar dos esforços de Ines em manter o seu bar em pé e em boas condições, a erosão tem dado sinais. A parte de trás do local é mantida por algumas telhas que, de alguma forma, impedem a parede de cair. No entanto, na cozinha já existe uma rachadura que Ines vai tentar segurar colocando mais telhas. “Porque se cair aquele lado, cai a casa”, comentou, apreensiva. Ela conta que vêm acompanhando, aos poucos, pequenas rachaduras se formando na casa. “Existe uma umidade que vai penetrando por baixo, é erosão mesmo.”
Sua tarefa agora é “manter [a casa] até onde a natureza deixar”, em suas palavras. “É um pouco tenso, sabe? Só colocando muita música, cantando muito karaoke aqui para a gente não ficar muito apreensivo”, desabafou.
Antes mesmo de toda a nossa conversa, Dona Ines fez questão de mostrar a música que idealizou, com a ajuda da Inteligência Artificial.
“Um mar, a água quentinha, misturada com o rio, é uma delícia, não tem quem não goste daqui. Tem gente que não troca um mar desse aqui nem pelos grandes centros”, disse.
NOS HUMANOS JÁ SOMOS CAÇADOS DIARIAMENTE, E NINGUEM FAZ NADA ISTO É QUE É O ABSURDO, AI NÃO SE FALA NADA, CAMBADA DE HIPÓCRITAS, PENA DE MORTE E PRISÃO PERPÉTUA, PRA QUEM MATAR OU MALTRATAR HUMANOS ISSO SIM É O MINIMO A SE FAZER…
Que tal liberar a caça a politicos mal-carater na reserva de Brasilia?
querido Luiz,
aconselho que se informe mais. Nao havera areas de reserva legal para a caca. Alias, ela ocorrera em areas que hoje em dia sao reservas naturais. O ciclo biologico tambem impede a rapida ploriferacao, alem do periodo de gestacao, os individuos tem de crescer ate a fase adulta para se tornarem reprodutivamente ativos. O que demoraria em torno de 3 anos (no minimo) para as especies. Onde voce sugere manter os reprodutores para suprir a demanda da caca? Desculpe, mas o sua posicao 'e fraca, e infelizmente nao suporta a aprovacao de tal projeto.
Um abraco
Ainda tem gente que apoia e acha que isso é positivo?? Que tipo de caráter essa criatura tem?? Absurdo! Esse governo é uma grande piada de mal gosto. Cada ministério parece ser ocupado por alguém que odeia ou tem ideias contrárias à área em que atua. Estão colocando as raposas pra tomar conta do galinheiro.
Totalmente aprovado vai gerar muitos empregos e vai movimentar muito mais o mercado das armas e munições e com certeza será necessário vários guardinhas ambientais para controle dos pontos de caça o mais legal de tudo é que poderemos e deveremos caçar somente em época permitida e for pego caçando fora de época será preso, nos Estados unidos é assim e funciona aqui no Brasil também pode funcionar só falta fazer e ter guardinhas fiscalizando e não ficando em uma sala dormindo.
Lixo humano !!!! Esse verme com essa linha de pensamento com seus seguidores são a verdadeira sub raça !!!!
Porcos nojentos. Esse crápula deveria ser "caçado" mas literalmente.
Otimo projeto, com a criação de áreas de reserva pra caça legal provavelmente havera criadouros de reprodução de animais, sendo assim teremos uma preservação bem maior do sistema.
Imaginem a cada 100 animais solto na reserva legal de caça 20 soltos na natureza em locais proibido o abate.
Seria um grande avanço para o crescimento animal.
E com certeza muitos q talvez hoje caçam em locais proibidos deixariam esta prática para estar legalizado.
100 % apoiando
Uma vergonha! O país caminha prá trás, ai invés de proteger a fauna e a flora, liberam a caça de animais silvestres e invadem terras da floresta amazônica expulsando os povos indígenas para plantar soja!!!
Renovar é preciso! 👍👍👍
Vejo que deveriam pelo menos ler a lei e depois expor indignação. A liberação é para caça de javalis que se tornou um sério problema no sul pois não existe predador natural e esta se procurando de forma desenfreada. Mas como em tudo é fácil generalizar para criticar.
Muito triste isso o Brasil estava voltando para idade da pedra colocando esse seres acabando com o equilibrio de nossa planeta odeio esse tipo de atitude!!!
Esquerdopatas detected… Deputado Valdir colatto é um político que fez muito pela agricultura e faz, trouxe inúmeros recursos pra SC, o. Projeto de lei que libera a caça para vocês ignorantes se refere basicamente a caça de animais considerados praga, como o javali 🐗 por exemplo…atraso foi 15 anos de governo petista, isso sim foi atraso.
Pensei k fosse caça so pra javali. E mais nafa
Inacreditável. ……..sem palavras pra tamanha cretinismo deste ser…..
Corrigindo…..tamanha cretinice. …
Parece quadro humorístico de mau gosto.
Quando pensamos que já vimos os maiores absurdos, somos surpreendidos com esse tipo de anormalidade.
Que mais ele sabe fazer??????!!!!!!!
Considero estas medidas retrógradas no mais alto grau.
Sem a menor necessidade.
Qual a razão de se instalar uma reserva de caça? Muitos animais já foram extintos, será por crueldade, luxúria?
Uma loucura total.
Sr. Valdir, vc deveria ser caçado, literalmente. Sua mente brilhante é um nojo. Estude, leia, se informe, procure aprimorar seus conhecimentos. Procure o significado de sensibilidade, de dor, de angustia, de sentimento, de liberdade, volte para escola e seja um animal humano com conhecimento mínimo para estar no exercício do seu cargo.Você é uma vergonha para nós brasileiros. Repito volte para escola, estude pelo amor de Deus. Você não tem capacidade, precisa de ajuda. Volte para escola.
Apoiadissimo. …
Ui, louca. Que medinho…!
Um absurdo ! Ao invés de pensar em projetos para a defesa e preservaçao da fauna , quer que seja aprovada uma lei para assassinar os animais !!!
Corrigindo, cego para entender as leis naturais.
Só pra esclarecer o SFB não é uma autarquia. Até hoje, passados 12 anos da sua criação, não está definido que tipo de órgão ele é
Rumo ladeira abaixo, com destino ao fundo do poço, que pelo visto pode ser cada vez mais fundo.