Análises

O Eco é o Maximo

Redação ((o))eco ·
23 de abril de 2008 · 16 anos atrás

De: Lais Sonkin engenheira florestal – perita ambiental

Marcos,

Chamou a atenção você citar o Club Mediterranee como um dos invasores da linha férrea. Eu sou francesa e sei como o francês respeita o meio de transporte mais eficaz da Europa – o trem. E espantoso que no Brasil, o mesmo francês, por sua empresa de ferias mais popular do mundo, o club med, venha desrespeitar o que é tão importante para o francês na França.

Eu moro em Cabo Frio e sei que o Club Med vai se instalar aqui na praia as custas de outros absurdos como a devastação do campo de dunas. Eu passeio no Peró e vejo aquele mar de cyrtopodium florido, a vegetação de restinga, a fauna, objetos de vários trabalhos publicados, teses de mestrado e doutorado, livros publicados e me pergunto que mecanismos legais vão permitir o que a legislação federal e a constituição do estado do Rio de Janeiro são explícitos em proibir, a ocupação de Áreas de Preservação Permanente.

Recentemente me enviaram um documento datado de 2005 em que um funcionário do SPU escreveu “a pedido do interessado” que o serviço publico não tem interesse nas terras, entregando as ao ” interessado “.

Eu me perguntei como é possível se os funcionários públicos do JBRJ, da UFF, da UFRJ, do Museu Nacional e outros já alertaram para a especial importância daquele ecossistema especifico para a manutenção da biodiversidade costeira. Assim, nós o povo brasileiro pagamos por meio de bolsas de estudo para que doutores brasileiros nos forneçam as informações sobre o ecossistema, os pesquisadores publicam trabalhos com recursos públicos e o SPU declara que o serviço público não tem interesse nestas áreas que os pesquisadores apontaram como altamente importantes.

Esta valendo o velho ditado brasileiro: Para os amigos tudo, para os inimigos a Lei. Só que os amigos não somos nós, são o Club Med. Mais: os franceses que eu conheço, amigos, parentes desconhecem totalmente a atuação do Club Med Outre Mer, ou seja, Alem Mar como eles dizem. A opinião publica francesa é poderosa. O francês é ligado em meio ambiente.

Mas será que a imprensa francesa toma conhecimento do que se passa? Não devemos atiçar a curiosidade de correspondentes estrangeiros para que divulguem o que se passa em nossa linha férrea e em nossos campos de dunas?

Eu acho que correspondente estrangeiro só gosta de guerra. Estou certa?

Um abraço e parabéns, O Eco é o Maximo.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.