Análises

A fotografia de natureza como ferramenta de conservação e divulgação de trilhas

A Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso lançou um concurso fotográfico, com etapas mensais, para divulgar e fortalecer o projeto das trilhas Brasil afora

Peterson de Almeida ·
4 de maio de 2021 · 3 anos atrás

A fotografia, independente do estilo, tipo ou técnica, feita no celular ou em uma câmera super profissional, é uma coisa impressionante e poderosa. Com uma foto é possível eternizar e materializar momentos, é possível comunicar sem palavras e fronteiras, é possível sensibilizar e encantar ou até mesmo aterrorizar e chocar. Todo estilo de fotografia tem sua beleza e seu valor, seja um produto, um retrato ou um ensaio fotográfico, todas têm seu papel, sua beleza e podem ser muito bem exploradas. Arrisco dizer, entretanto, que nenhuma delas consegue tantos detalhes, cores e diversidade quanto a fotografia de natureza.

Até porque a fotografia de natureza pode se encaixar em todos os outros estilos de fotografia. O fotógrafo pode muito bem colocar a família que ele irá fotografar para um ensaio no meio de um campo verdejante, os modelos de uma campanha publicitária podem estar posando em uma cachoeira, o fotógrafo de produto pode colocar o carro que ele foi contratado para fotografar em uma estrada no meio da floresta… A natureza pode ser pano de fundo ou objeto principal do clique, com o registro de uma paisagem bonita, de um animal selvagem, de um passeio com os amigos.

São muitos os exemplos que podemos apontar como fotografia de natureza, mas ela é, sobretudo, uma grande e potencial ferramenta de conservação.

Através das imagens você pode fazer denúncias de crimes ambientais, pode identificar espécies ainda desconhecidas da população, pode alertar a sociedade sobre espécies em extinção, pode registrar como está uma determinada área e sensibilizar as pessoas para que este local não sofra interferências, entre outras inúmeras possibilidades.

A imagem é a linguagem universal. Uma fotografia atinge centenas de milhares de pessoas e se comunica bem com todas elas. A grande maioria entende a mensagem e é capaz de reproduzi-la e passá-la adiante, com um alcance na maior parte das vezes muito maior que um texto sobre o assunto.

Existem muitas as possibilidades e benefícios que a fotografia pode trazer para a conservação do meio ambiente e com essa intenção, a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso lançou no mês passado o concurso cultural “Fotografias para conhecer as Trilhas de Longo Curso do Brasil”.

O objetivo é divulgar as trilhas de longa distância já existentes no país através de fotografias, mostrar como está sendo construído este sonho de conectar o Brasil e suas áreas naturais, além de também ser uma oportunidade de revisitar virtualmente as áreas protegidas, muitas delas fechadas devido a pandemia do coronavírus.

Serão etapas mensais e cada etapa destacará um tema diferente, mas sempre com o pano de fundo de algum dos mais de 3.500 quilômetros de trilhas já implementados. Os participantes terão até o dia 20 do mês em questão para enviar as fotografias que irão concorrer na etapa mensal e o resultado da etapa sai no dia 27.

A etapa do mês de abril foi sobre fotografia noturna e foram enviadas fotos de vários pontos do Brasil. O vencedor desta etapa foi divulgado durante a live da Rede Brasileira, feita em parceria com ((o))eco, na última semana (27/04). O clique vitorioso foi feito na Trilha Transmantiqueira, na travessia Marins x Itaguaré, e foi feito por Luan Alves Chaves (veja abaixo). No mês de maio, o tema será o voluntariado, motor principal das trilhas Brasil afora.

A foto vencedora da 1ª etapa do concurso, com tema Fotografia Noturna, feita na Trilha Transmantiqueira. Foto: Luan Alves Chaves

Durante a etapa mensal, os concorrentes devem enviar as imagens por um formulário online e o vencedor será escolhido pelo júri, composto pelos experientes fotógrafos de natureza: Marco Terranova, Gustavo Pedro de Paula e Vitor Marigo.

Para mais detalhes sobre o concurso acesse o regulamento e ficha de inscrição no site da Rede Brasileira de Trilhas.

Assista a live sobre fotografia de natureza feita pela Rede em parceria com ((o))eco:

*Peterson de Almeida é fotógrafo e voluntário da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso

As opiniões e informações publicadas na área de colunas de ((o))eco são de responsabilidade de seus autores, e não do site. O espaço dos colunistas de ((o))eco busca garantir um debate diverso sobre conservação ambiental.

Leia também

Fotografia
15 de dezembro de 2020

Pioneiro da fotografia de natureza no país, Luiz Claudio Marigo completaria 70 anos

Em homenagem ao fotógrafo de natureza pioneiro no país, que nesta terça (15) completaria 70 anos, ((o))eco preparou uma galeria com cliques feitos por Luiz Cláudio Marigo

Notícias
27 de maio de 2020

A Mata Atlântica vista pelo fotógrafo Vitor Marigo

No dia da Mata Atlântica, 27 de maio, ((o))eco publica fotografias que revelam a beleza do bioma mais ameaçado do país

Notícias
3 de setembro de 2013

Fotografia de natureza pode ser uma arma contra crimes ambientais

As lentes dos fotógrafos da natureza captam as belezas, alertam para a preservação de áreas naturais e servem para fazer denúncias

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.