Colunas

O mercado também pode ser justo

Experiências mostram que o respeito ao meio ambiente passa pela maneira como o consumidor gasta seu dinheiro. Mercado justo é contradição, mas oportunidade.

23 de dezembro de 2004 · 19 anos atrás
  • Carla Rodrigues

    Jornalista, é doutora e mestre em Filosofia (PUC-Rio), onde estuda questões éticas e políticas. Coordenadora do Centro Técnic...

Holanda, 1996: A convite do Ibase, fui conhecer algumas organizações não-governamentais que tinham relações de cooperação internacional com o Brasil. Funciona na capital, Haia, a Novib, primeira financiadora da instituição fundada pelo Betinho nos anos 80. Entre os diversos projetos visitados, o que mais me chamou atenção foi o Solidaridad, charmosamente instalado num sobrado na simpática cidade universitária de Utrecht, onde mais do que em qualquer outra cidade holandesa, a bicicleta é o transporte básico de toda a população de jovens estudantes. Naquele momento, o Solidaridad começava a sua primeira experiência de atuação no chamado “mercado justo”, tradução literal de fair trade: a certificação de café produzido conforme normas de respeito ao meio ambiente, às leis trabalhistas, e a critérios como raça, cor e gênero. Depois de três anos trabalhando na elaboração dos indicadores, em apenas um ano de atuação o Solidaridad já tinha tomado uma fatia de 3% do mercado de café na Holanda.

Todo o país começava a ser tomado por pequenas lojas de uma cadeia chamada fair trade, em cujas prateleiras se misturavam artesanato africano, camisetas de algodão produzidas em respeito ao meio ambiente, papel reciclado e pequenos objetos que seguiam alguma linha politicamente correta. Hoje, economia sustentável e comércio justo é uma das quatro áreas de atuação do Solidaridad, que além do mercado de café já atua também na certificação de frutas orgânicas e na produção de tecidos. Além disso, a instituição tornou-se uma instituição de referência em relação ao tema, e seu manual sobre fair trade já tem tradução em cinco idiomas.

Brasil, 2004: Pesquisa realizada pelo instituto Akatu pelo Consumo Consciente identificou duas categorias de consumidores interessados em fazer do ato de compra uma atitude engajada: “conscientes” e “comprometidos”. Os “conscientes” representam 6% da população brasileira e consideraram, em 42% dos casos, os cuidados ambientais por parte das empresas como primeiro critério de compra. E em 28% dos casos, as ações sociais das empresas foram o primeiro critério na escolha de quem comprar. Para os “comprometidos”, que representam 37% dos brasileiros, estes percentuais são, em ambos os casos, de 17%. O mais interessante aspecto do trabalho do Akatu é o fato de que o instituto aposta na transformação de pequenos hábitos, como fechar a torneira ao escovar os dentes, apagar a luz ao sair de um ambiente, ler um rótulo atentamente antes da compra e separar o lixo para reciclagem. Os 6% dos brasileiros classificados pela pesquisa como consumidores conscientes são aqueles que adotam de onze a treze desses comportamentos. Em segundo lugar estão os 37% de comprometidos, que fazem entre 8 e 10 dos comportamentos da pesquisa.

A lista do Akatu acaba apontando para um comportamento, digamos, econômico, de redução do desperdício. Por isso, o Akatu encontrou um alto percentual de consumidores conscientes nas classes C e D (52%). Talvez esteja exatamente aí uma das grandes diferenças com a Holanda, um país rico onde os produtos de comércio justo são oferecidos a preços bem mais altos do que seus similares politicamente incorretos. Os papéis artesanais da Yú são um ótimo exemplo: confeccionados de casca de cebola, alho, folha de bananeira, flor de macela ou capim carneiro, custam em média R$ 2 por folha A4, dessas de uso na impressora doméstica. As fibras naturais dão um charme especial ao papel que, no entanto, ainda é de uso restrito.

É na invasão de alimentos orgânicos nas prateleiras dos supermercados que está um dos exemplos brasileiros que melhor combina a onda do mercado justo com o que há de mais atualizado em preocupação com a saúde e lucratividade. Até 30% mais caros do que os alimentos comuns, os orgânicos reúnem que interessam ao consumidor – menos contaminação, por exemplo –, fazem bem ao meio ambiente – menos agrotóxico despejado no solo – e ao mercado, que agrega valor aos produtos e aumenta a margem de lucro, uma preocupação da indústria alimentícia nos últimos 25 anos. A carne boi orgânica, por exemplo, pode custar até três vezes mais, principalmente no mercado externo, e o Brasil é um grande exportador de carne bovina. As exigências são muitas – os ingleses que aderiram à carne orgânica, por exemplo, não consomem o produto se o boi for castrado – , mas o preço compensa. O que mais anima o mercado de alimentos orgânicos no Brasil são os números internacionais: nos EUA, cresce a taxas de 20% ao ano, percentual mais modesto do que os 25% de crescimento nos países da Europa.

O que o Solidaridad na Holanda descobriu muito rapidamente é que para que haja mercado justo, é preciso haver seriedade nos critérios e na certificação dos produtos. Os produtores brasileiros, por exemplo, se interessam em mostrar não apenas os efeitos benéficos para o meio ambiente ou para a saúde, mas também querem valorizar o lado da responsabilidade social. Tudo isso conta pontos a favor numa cesta de componentes que devem ser primeiro certificados e depois conhecidos pelo consumidor na hora da compra. O Akatu e o Instituto Ethos estão menos voltados para produtos específicos e mais direcionados para convencer o consumidor que quando ele põe a mão no bolso, tem poder de compra suficiente para impor tendências, exigir critérios e promover isso que parece, à primeira vista, uma contradição em termos: um mercado justo.

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.