Fotografia

Guto Bertagnolli e a revelação pantaneira

Guto Bertagnolli é paulista, formou-se biólogo e fez mestrado em Nova Iorque. Mas foi no Pantanal que descobriu sua vocação: a fotografia de natureza.

Alexandre Sant´Anna ·
4 de agosto de 2005 · 19 anos atrás

Guto Bertagnolli tem 33 anos e nasceu em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. O interesse pela natureza vem dos tempos de criança. A curiosidade infantil transformou-se em projeto de vida quando Guto foi fazer faculdade de Biologia em sua cidade natal.

Em 1995, resolveu passar três meses trabalhando e conhecendo o Pantanal, mas a paixão pela experiência estendeu a breve estada por quatro anos. Neste período, Guto aproximou-se de atividades de ecoturismo, e a fotografia ganhou espaço em sua vida. Passou a participar de grupo de fotógrafos especializados em natureza, e daí para produções de televisão e documentários.

Em setembro de 2003, trocou o sossego e a vida do mato por um mestrado em Biologia da Conservação, na Columbia University, em Nova York. No tempo que morou na Big Apple ele migrou para os mercados publicitário, editorial e de arte e trabalhou em revistas como a Ícaro, Oi e Uma.

De volta ao Brasil, Guto Bertagnolli encontrou refúgio em Bonito, Mato Grosso do Sul. Seu novo endereço possibilitou a participação em documentários do Animal Planet e Discovery Communication. E uma admirável coleção de fotografias dos ecossistemas pantaneiros.

Seu equipamento: nenhuma preguiça, câmeras Canon EOS 5000, Canon EOS30 (Elan 7) e Canon 10D (digital), lentes: Canon 38-76mm (4:5.6), Canon 75-300mm (4:5.6), Sigma 105mm macro (1:2.8) e flash Canon Speedlite 550 EX. Filtros diversos, polarizadores e rebatedores. Tripés e monopés Manfrotto.

Leia também

Notícias
26 de abril de 2024

Em reunião com representes indígenas, Lula anuncia força-tarefa por demarcações

Grupo será composto por 6 órgãos, sob coordenação do Ministério dos Povos Indígenas; participantes do Acampamento Terra Livre fizeram passeata até a Praça dos Três Poderes

Reportagens
26 de abril de 2024

Levantamento mapeia áreas de impacto das eólicas offshore nas comunidades pesqueiras no RN

Cartografia Social do Mar alerta para o potencial impacto das eólicas no mar em áreas ocupadas por comunidades tradicionais e revela como projetos de energia podem prejudicar o ecossistema marinho

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.