Fotografia

Aelson Amaral, o leitor fotógrafo

Primeiro ele fazia fotos para denunciar crimes ambientais, mas depois mudou o foco. Passou a fotografar o que havia de belo no Parque Estadual de Ibitipoca, MG.

5 de maio de 2006 · 20 anos atrás

Aelson Faria Amaral tem 50 anos, dois filhos e é leitor de O Eco. Há três semanas escreveu para a redação se apresentando como fotógrafo profissional com 25 anos de estrada e autor de boas fotos da fauna e flora do Parque Estadual de Ibitipoca, Minas Gerais. Pedimos para ver o acervo e diante de borboletas de asas transparentes e micos desconfiados achamos que valia a pena dividir os registros com os demais leitores. Quem sabe outros bons bancos de imagens de natureza não batam à porta?

Aelson mora em Juiz de Fora, pertinho do parque. Já trabalhou para revistas como Época, Isto È e para os jornais O Globo, Jornal do Brasil, O Dia e Tribuna de Minas. Possui um banco de imagens com cerca de três mil fotos antigas de Juiz de Fora e mais de 10 mil recentes da cidade e da região, que ainda é bem verde. O interesse pelo meio ambiente surgiu depois de morar alguns anos na Amazônia, durante a década de 80. Quando voltou, passou a fazer fotos-denúncia de casos ligados à destruição da natureza, mas descobriu que não era bom negócio. Lucrava mais registrando o que há de belo nas matas mineiras.

Leia também

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Reportagem sobre compostagem é a grande vencedora do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025

Matéria de Elizabeth Oliveira, em ((o))eco, ganhou a categoria nacional texto. Premiação ocorreu em cerimônia realizada nesta quinta-feira (4)

Notícias
5 de dezembro de 2025

Conama incorpora justiça climática e combate ao racismo ambiental em nova diretriz

Resolução inédita reconhece desigualdades ambientais e cria diretrizes para políticas mais justas; Princípios foram aprovados durante 148ª reunião do colegiado

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Plataforma reúne dados da cadeia da restauração para alavancar agenda no país

A Vitrine da Restauração ajuda a conectar fornecedores de insumos e serviços, viveiros, pesquisadores e políticas públicas para acelerar iniciativas de recuperação da vegetação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.