Esse amontoado de piranhas pretas (Serrasalmus rhombeus) estava dentro de um cesto de palha num mercado de peixes de Santarém instalado às margens do rio Tapajós. Cada uma chega a pesar 5 quilos e pode atingir até 70 centímetros de comprimento. Mas estas da foto mal chegavam aos dez centímetros de tamanho. Eram tão pequenas quanto os exemplares de pirarucus, surubins e outras espécies que lhes faziam companhia no mercado – sinal de que foram pescadas muito cedo ou que o pescado na região está escasseando. Talvez ambos. A imagem foi por Manoel Francisco Brito com uma Canon 10D e lente Sygma zoom 17mm-35mm.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Brasil tem mais de 3,7 mil plantas ameaçadas de extinção
Lista atualizada pelo Ministério do Meio Ambiente alerta para aumento do grau de ameaça do pau-brasil e para possível extinção de duas plantas da Mata Atlântica →
Proteger a biodiversidade exige conectar territórios
Brasil levou a COP 17 da Biodiversidade proposta que reforça necessidade de investir em corredores de biodiversidade e redes ecológicas que não se limitem às áreas protegidas →
MMA abre inscrições para sete vagas da sociedade civil na Comissão Nacional de Biodiversidade
Organizações ambientalistas podem se inscrever até 8 de novembro para participar da eleição de representantes no colegiado durante o biênio 2027–2028 →
