Fotografia

As curvas do rio

Dizem que o Rio São Tomé é um dos lugares com elevada concentração de piranhas na Bacia do Rio Tapajós. De cima, só dá para concluir que é belíssimo, com meandros quase simétricos. Ele deságua na altura de uma aldeia indígena Munduruku, na margem direita do Rio Juruena, dentro do parque nacional de mesmo nome. A repórter Andreia Fanzeres fotografou as curvas do São Tomé minutos antes de pousar na aldeia, depois de um sobrevôo de 1h30min, dentro de um monomotor, a partir de Alta Floresta (MT). A imagem foi capturada com sua Sony DSC-H7, em velocidade 1/200 s e diafragma em 4.0.

Redação ((o))eco ·
23 de fevereiro de 2009 · 17 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
19 de agosto de 2026

Assembleia Legislativa do Paraná aprova Sistema Estadual de Trilhas

Projeto de lei que cria o SETrilhas/PR, com o objetivo de alavancar a agenda regionalmente e consolidar a integração com a Rede Brasileira de Trilhas, segue para sanção

Reportagens
19 de agosto de 2026

Relação Brasil-China pode impulsionar rastreabilidade da carne bovina na Amazônia

Maior comprador de carne e soja brasileiras, país asiático pode ajudar a transformar exigências comerciais em incentivos para integrar sistemas e melhorar a transparência das cadeias

Análises
19 de agosto de 2026

Vila da Paz: regularização fundiária não pode ignorar o metano do Lixão do Alvarenga

Estima-se que aproximadamente 2 milhões de toneladas de resíduos tenham sido depositadas no local até o seu fechamento, em 2001. Passados 25 anos, o problema permanece

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.