“Estados da Amazônia falham em dar transparência a 70% de suas informações ambientais” e mais
05 de abril de 2023
Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (4) pelo Instituto Centro de Vida analisou a transparência das informações ambientais na Amazônia Legal. Apenas 30% das informações ambientais são disponibilizadas com qualidade pelos estados inseridos nos limites do bioma. Isto é, 70% das informações relevantes para o meio ambiente ainda são inconsistentes, frágeis, incompletas ou sequer existem em bases de dados organizadas no nível estadual, apesar da obrigatoriedade de transparência descrita em diferentes normas do arcabouço legal brasileiro.
Outro estudo, publicado pela revista Springer Nature e assinado por cientistas do Instituto Tecnológico Vale (ITV), da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade de São Paulo (USP), concluiu que os manguezais localizados nas regiões Sudeste e Sul do Brasil são os mais vulneráveis aos efeitos da crise climática, em especial a elevação do nível do mar. A pesquisa reforça ainda a necessidade de conservar estes ecossistemas costeiros que são ricos em nutrientes e servem de berçário para vida marinha.
Conhece alguém que se interesse pela temática do meio ambiente?
Você pode sugerir a nossa curadoria clicando aqui.
Boa leitura!
Equipe ((o))eco
Ei! Você já faz parte do Whatsapp do ((o))eco?
Ele é mais um canal para você se manter atualizado das notícias do meio ambiente. Lá, você vai receber nossos boletins de áudio, reportagens imperdíveis e conteúdos sobre meio ambiente direto na palma da sua mão. E, toda segunda-feira, a sua semana começa com uma notícia positiva do nosso EcoCast!
Vem com a gente! Basta Clicar no banner da preguicinha para participar 👇🏾
Manguezais do sul e sudeste são os mais vulneráveis às mudanças do clima
Estados da Amazônia falham em dar transparência a 70% de suas informações ambientais
Audiências públicas analisam um megaprojeto privado na ilha de Boipeba
ONGs cobram governo de Pernambuco sobre traçado do Arco Viário com menor impacto ambiental
Está gostando da nossa newsletter diária? Você pode receber todos os fins de semana a nossa Newsletter O Eco+ — mais completa e analítica — participando da nossa campanha de membros. Além disso, você ajuda a financiar o jornalismo ambiental independente. É só clicar abaixo para se inscrever.