Newsletter Eleições 2022 | Notícias da Semana #6
29 de outubro de 2022
Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas Gerais transformou-se em um campo de disputa especialmente emblemático no segundo turno das eleições presidenciais. Ainda que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha conseguido estar à frente no primeiro turno, o estado também deu vitórias expressivas ao campo do adversário, Jair Bolsonaro (PL): o governador reeleito Romeu Zema (Novo), que tem mostrado uma postura vacilante no que se refere à manutenção de áreas protegidas e é defensor do avanço minerário na região. Na reta para o segundo turno, a reportagem de Débora Pinto mostra como o contexto e os apoios travados no estado ganham especial relevância quando se trata do avanço de uma narrativa ambiental que tende a privilegiar os grandes empreendimentos em detrimento da preservação da biodiversidade.
Com crescimento na reta final e apoio inesperado do presidente Jair Bolsonaro (PL), Capitão Contar (PRTB) chegou ao segundo turno contra Eduardo Riedel (PSDB), formando um embate entre candidatos bolsonaristas pelo governo de Mato Grosso do Sul. Gabriel Tussini traz o plano de governo de Contar, um documento de 62 páginas, no qual o capitão reformado do Exército aborda temáticas ambientais em diversos eixos, mas com pouco detalhamento e que, logo nas primeiras páginas, demonstra alinhamento ao bolsonarismo também no meio ambiente.
Ainda que hoje se saiba que a Amazônia não é responsável pela maior parte da produção do oxigênio respirável do planeta, a associação com a ideia de “pulmão do mundo” segue no imaginário. Um imaginário desafiado durante a pandemia de Covid-19, quando o território amazônico viu parte de sua população sufocar, tanto nas regiões urbanas quanto mata adentro. Literalmente, faltou ar na Amazônia. Débora Pinto escreve sobre o filme vencedor do Festival Internacional de Documentários “É Tudo Verdade”, deste ano. A produção dirigida pela documentarista e médica infectologista Helena Petta acompanhou, em diferentes regiões do país, o trabalho realizado pelos profissionais de saúde da linha de frente do SUS durante a pandemia, em contextos que vão de comunidades ribeirinhas a presídios.
Amanhã é dia de eleição! Por isso, repetimos aqui a convocação: vá às urnas e vote pelo meio ambiente.
Saudações democráticas! E boa leitura!
Equipe ((o))eco