Notícias

Pólo quente

Águas congeladas e terras cobertas de neve tornam-se cada vez menos freqüentes no Pólo Norte. As transformações climáticas afetam o comportamento e a saúde dos animais. Cientistas canadenses pediram que 30 caçadores esquimós contassem as estranhas mudanças que estão observando, nos últimos anos, na vida selvagem do ártico. Os ursos polares estão mais magros, pois seu período de caça diminuiu devido ao derretimento das camadas de gelo. Salmões estão aparecendo feridos, provavelmente pelo contato com pedras que emergiram com a descida das águas, sempre mais quentes. Cavalos marinhos mudaram sua rota migratória em busca de temperaturas mais amenas. A urbanização também contribuiu para as alterações no meio ambiente: o barulho dos barcos afugentou as baleias brancas e os alces parecem estar ficando surdos, pois não reagem mais às máquinas que passam próximas. O mercúrio e outros produtos químicos, atirados nas águas pelas indústrias ao sul, envenenam os animais e, por tabela, os humanos que os ingerem. Altos níveis de contaminação foram encontrados no leite materno esquimó. É o que conta o The New York Times (gratuito, pede cadastro), reproduzindo matéria do jornal local, Pangnirtung Journal. Leitura rápida.

Lorenzo Aldé ·
6 de setembro de 2004 · 20 anos atrás
  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Leia também

Notícias
12 de julho de 2024

Aprovado, PL do hidrogênio abre brechas para alta emissão de carbono, alertam ONGs

Nota da Coalizão Energia Limpa e do Observatório do Clima critica aumento do limite de emissões e risco de utilização de combustíveis fósseis na produção do hidrogênio; projeto vai à sanção

Notícias
12 de julho de 2024

Rios amazônicos recebem 182 mil toneladas de plástico por ano

Bacia Amazônica já é a segunda bacia hidrográfica mais poluída do mundo, alertam pesquisadores

Salada Verde
12 de julho de 2024

Indígenas se reúnem para discutir restauração ecológica

Técnicas desses povos para recuperar ambientes naturais podem ser incorporadas em políticas públicas nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.