Notícias

Varrendo do mapa

A história não chega a ser grande novidade, mas O Globo (gratuito, pede cadastro) produziu sobre ela uma boa reportagem. Os micos-leões-dourados da Reserva Biológica de Poço das Antas, no Estado do Rio estão sendo alvo de uma política de limpeza étnica há nove anos. Cem foram mortos até o ano passado. Este ano, os ataques recrudesceram e outros dez perderam a vida em condições bastante cruéis. Todos morreram com seus crânios esmagados e foram comidos. O Ibama instalou câmeras para tentar identificar os culpados. Até agora, só conseguiu ter vários suspeitos. Das mortes, o principal é o macaco-prego, que pode estar disputando território com os micos. De comer a carne dos mortos, a lista é imensa. Vai de jaguatiricas, a gambás e iraras, animal parecido com uma lontra. O curioso nisso tudo foi a demora dos funcionários do Ibama em acordar para o problema, que parece ser grande. Poço das Antas está sob pressão de caçadores e vivendo uma espécie de decadência de sua flora. Os caçadores podem ter contribuído para tornar a cadeia alimentar na Reserva instável, provocando a disputa territorial. A falta de árvores altas deixa os micos ainda mais à mercê de possíveis predadores. O texto não é longo. Não chega a levar 2 minutos para ser lido.

Manoel Francisco Brito ·
14 de setembro de 2004 · 22 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
8 de maio de 2026

Academia Brasileira de Ciências debate futuro dos oceanos e prepara dossiê científico sobre desafios globais

Inspirado pela Década da Ciência Oceânica da ONU, o evento reuniu pesquisadores para discutir mudanças climáticas, governança global e inovações tecnológicas voltadas ao futuro sustentável

Salada Verde
8 de maio de 2026

Turismo em unidades de conservação federais movimenta R$ 40,7 bilhões e reforça pressão por investimentos

Estudo do ICMBio aponta que turismo em áreas protegidas gerou R$ 20,3 bilhões ao PIB e arrecadação superior ao dobro do orçamento do órgão em 2025

Notícias
8 de maio de 2026

MPF pede prioridade máxima para criar Refúgio de Vida Silvestre após atentado na Serra da Chapadinha

Ofícios enviados a órgãos estaduais e federais pedem também a investigação rigorosa do crime e, proteção imediata das vítimas e comunidades tradicionais que vivem na serra

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.