Notícias

Carne da discórdia

A União Européia, um dos principais mercados da carne brasileira lá fora, acusou o governo de ser negligente com a vigilância sanitária no país, diz reportagem em O Estado de S. Paulo. É mais um tiro que deixa clara a incompetência que graça em Brasília. Enquanto se corre atrás do prejuízo tentando conter a expansão do foco de aftosa detectado em Mato Grosso do Sul, a burocracia federal troca acusações não oficiais sobre de quem é a culpa. Roberto Rodrigues, da Agricultura, diz que não recebe dinheiro da Fazenda para fazer seu trabalho. Antonio Palocci diz que deu dinheiro. A Agricultura é que não o empregou. Rodrigues, na Folha de S. Paulo, sugere a criação de um fundo especial para lidar com este tipo de emergências. Em O Globo, reportagem conta como andam as investigações para descobrir a origem do foco. Não vão bem. Os “detetives” aventam duas hipóteses baseadas mais em suposições do que fatos. Ou a coisa veio do Paraguai, ou de um assentamento do MST.

Redação ((o))eco ·
13 de outubro de 2005 · 21 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
21 de setembro de 2026

Quem faz a coexistência entre pessoas e fauna silvestre acontecer?

Por que precisamos reconhecer, formar e apoiar gestores e gestoras de coexistência e entender seu papel na conservação de espécies em conflito com moradores

Análises
21 de setembro de 2026

Ariranhas em risco: como conciliar conservação e turismo de observação?

O Pantanal se consolida como destino mundial de observação de fauna, mas o crescimento do turismo ainda ocorre sem diretrizes e políticas claras

Externo
18 de setembro de 2026

Na Amazônia, zonas eleitorais com mais evangélicos e brancos tendem a votar em candidatos contra o clima 

Análise exclusiva da InfoAmazonia cruza dados eleitorais e demográficos e identifica associação entre composição racial e religiosa das zonas eleitorais amazônicas e a queda no alinhamento à pauta climática

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.