Notícias

Dia da caça

Hoje, 24 de novembro, é Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, talvez o feriado mais importante do país. Milhões de americanos de todos os credos vão fazer um almoço para relembrar os primeiros colonos ingleses que um ano após sua chegada ao território, realizaram uma ceia para agradecer aos céus a abundância de alimentos nativos em seu novo lar. A estrela da festa na época foi o peru assado, então uma ave selvagem. O prato ainda é a pièce de resistance do cardápio da festa. Mas a ave agora vem de granjas, o que é uma ótima notícia para os perus selvagens. Desde que a ida ao supermercado virou o principal meio de obtenção de alimentos nos Estados Unidos, lá pelos primórdios do século XX, os perus selvagens viveram uma recuperação populacional sem precedentes na América do Norte. Por volta dos anos 20, seu número em território americano girava em torno de 7 mil indivíduos. Hoje, são 30 milhões e, segundo reportagem no The Wall Street Journal estão não apenas voltando a se intrometer em áreas dominadas por humanos, como estão cada vez mais agressivos em relação à espécie que quase os devastou e que ainda hoje come seus primos domesticados. Só este ano, 25 pessoas foram atacadas pelos bichos no estado de Massachussets. É a vingança dos perus.

Redação ((o))eco ·
24 de novembro de 2005 · 21 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Podcast
14 de outubro de 2026

A Natureza da Conversa #4 – Por que o passado da Amazônia nos ajuda a imaginar um futuro para a região

O que o passado da Amazônia pode ensinar sobre o futuro da região é o tema de mais uma conversa envolvente →

Reportagens
14 de outubro de 2026

Mapa arqueológico revela mais de 700 achados do garimpo na Chapada Diamantina

Cada ponto nesse mapa digital contém fotos e informações. Juntos esses lugares mapeados contam uma história escondida, mas nunca esquecida →

Análises
14 de outubro de 2026

A Tempestade Perfeita: mudanças climáticas, IA e ascensão do fascismo

A desestruturação dos sistemas naturais amplia a instabilidade social. A instabilidade favorece discursos autoritários. O autoritarismo enfraquece instituições e medidas de mitigação →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.