Notícias

Ouro X Gelo

Outra no The New York Times. O correspondente Larry Rohter cansou do Brasil e foi espiar de perto a briga boa que moradores da província de Huasco, localizada nos Andes chilenos, compraram contra a mineradora canadense Barrick Gold Corporation, a maior exploradora de ouro no mundo. Sob um projeto conhecido como Pascua-Lama, a empresa quer explorar uma mina de ouro, prata e cobre na região, mas por motivos ambientais enfrenta forte resistência. A população, apoiada por ONGs, afirma que a atividade vai poluir o estoque de água potável garantido por geleiras que, num primeiro momento, a Barrick Gold pensou simplesmente em implodir.

Redação ((o))eco ·
31 de julho de 2006 · 20 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
14 de agosto de 2026

Organizações religiosas se juntam em carta ao STF sobre riscos ambientais

Carta aberta aos ministros do Supremo, assinada por entidades de religiões diversas, alerta para julgamentos sobre o licenciamento ambiental, da Moratória da Soja e Marco Temporal

Salada Verde
14 de agosto de 2026

Tentativa de anular ampliação da Estação Ecológica de Taiamã é inconstitucional, diz MPF

Projeto de Decreto Legislativo que tenta reverter ampliação da unidade de conservação no Pantanal mato-grossense representa grave risco de retrocesso ambiental, detalha MPF em nota técnica

Salada Verde
14 de agosto de 2026

Ferramenta monitora o que os governos estão fazendo para enfrentar o El Niño

Lançado pelo Política por Inteiro, o monitor concentra ações da União, Estados e Municípios voltados à prevenção, ao monitoramento e à resposta aos impactos do fenômeno no Brasil

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.