Notícias

O mal eterno

Ao contrário do que se tem dito há décadas, as reservas de petróleo do mundo ainda estão longe do fim. Ao menos é o que garantem a indústria petrolífera Chevron e alguns especialistas. Assim como outras empresas, a companhia está investindo na extração do petróleo pesado, geralmente abandonado no fundo dos poços mais antigos. Segundo reportagem do The New York Times, o avanço técnico é possível em momentos como agora, em que o preço do produto está alto. Estima-se que para cada barril de petróleo leve extraído, outros dois pesados sejam deixados de lado por conta da dificuldade na retirada. Um exemplo é o poço de Kern River, na Califórnia, descoberto em 1899. A Chevron conseguiu recuperá-lo com a injeção de vapor para dissolver o óleo. Há agora quem diga que a commodity não acabará nunca – a tecnologia dará sempre conta do recado. Bom para as petrolíferas, péssimo para quem está preocupado com o aquecimento global.

Redação ((o))eco ·
5 de março de 2007 · 20 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Entrada do cânion do rio Samina, na borda da Serra da Chapadinha. Foto: Duda Menegassi / O Eco
Notícias
1 de setembro de 2026

Governo da Bahia (enfim) oficializa criação de área protegida na Serra da Chapadinha

Decreto que cria o Refúgio de Vida Silvestre Serra da Chapadinha, na porção sul da Chapada Diamantina, foi assinado nesta segunda-feira (31)

Salada Verde
31 de agosto de 2026

Virada Cultural Amazônia de Pé traz 5ª edição com apelo por voto pela Amazônia

Evento será nesta semana e traz o tema “A política começa no território”, para convocar eleitores a votarem de olho na proteção da maior floresta tropical do mundo

Colunas
31 de agosto de 2026

Catástrofes climáticas afetam primeiro os mais pobres

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a França incentivou ocupações em áreas agrícolas hoje mais vulneráveis a catástrofes naturais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.