Notícias

Oxibiodegradantes

Xico Graziano, secretário estadual do meio ambiente de São Paulo, publicou artigo na Folha no qual critica duramente o uso das sacolas plásticas oxibiodegradáveis, que têm sido vendidas como solução para o excesso de sacos distribuídos em supermercados, que demoram a sumir na natureza. Argumenta que o aditivo químico usado esfarela os polímeros derivados do petróleo e contamina perigosamente a água e o solo. Foi por isso, ele explica, que o governador José Serra vetou o projeto de lei que obrigaria os comerciantes paulistas a adotar este tipo de embalagem. Segundo ele, há outras medidas a serem tomadas em prol do meio ambiente, como a adoção do plástico biológico, obtido a partir do álcool da cana-de-açúcar ou do amido de milho. Além disso, alerta para a importância da reciclagem e também para a necessária rejeição dos sacos convencionais por parte dos consumidores.

Redação ((o))eco ·
7 de agosto de 2007 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
21 de agosto de 2026

O século XXI começou no subsolo

O Brasil pode repetir o velho modelo de exportar recursos naturais ou transformar sua riqueza mineral e biológica em conhecimento, tecnologia e soberania

Notícias
21 de agosto de 2026

Projeto em Alta Floresta expande pontes artificiais que zeraram atropelamento de primatas

A instalação de oito novas estruturas de passagem de fauna no município reforça a bem-sucedida estratégia de conservação local para macacos amazônicos ameaçados

Salada Verde
21 de agosto de 2026

Ibase aponta desafios da urbanização de favelas do Rio diante da crise climática

Levantamento com 10 mil moradores identifica problemas de arborização, drenagem, saneamento e manutenção em 18 favelas da capital do estado

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.