Notícias

Sem defesa

Os cerca de 700 gorilas-da-montanha que ainda restam na República Democrática do Congo não têm a quem recorrer. A investigação sobre o caso da morte de dez destes animais no Parque Nacional Virunga, no ano passado, resultou na prisão, nesta terça, de um guarda-florestal que teria organizado a matança. Segundo funcionários da unidade ouvidos pela BBC, a ação do rapaz que deveria proteger a biodiversidade local revela a politicagem que tem regido a segurança do parque. De acordo com peritos, existe uma fabricação de carvão ilegal dentro da UC, e alguns trabalhadores estariam envolvidos com a atividade. Os investigadores suspeitam que a morte dos gorilas tenha sido calculada, como forma de desviar as atenções sobre a fábrica.

Redação ((o))eco ·
19 de março de 2008 · 18 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
15 de julho de 2026

Coextinção: quando a perda de uma espécie significa o fim de outra

Pesquisa mostra que a perda de morcegos no Brasil pode provocar a coextinção de dezenas de moscas ectoparasitas especializadas invisibilizadas pela conservação

Salada Verde
15 de julho de 2026

Deputada do PL apresenta projeto para vetar ampliação do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense

PDL da deputada Coronel Fernanda busca revogar decreto do governo Lula que ampliou a unidade de conservação; É a segunda proposta da parlamentar para barrar ampliação de área protegida

Análises
15 de julho de 2026

Decisão do STF interfere na gestão do CAR sem resolver lacunas estruturais

Sobreposição de CARs a Terras Indígenas e Unidades de Conservação exige regulamentação e reorganização institucional, e não apenas uma decisão judicial

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.