Notícias

Ártico tem 3º pior verão da história

No último 12 de setembro, o gelo que recobre o mar Ártico atingiu o seu ponto mais baixo do ano. Isso ocorre após meses de derretimento causado pelo verão no hemisfério norte. Em 2009, a redução da cobertura  congelada foi a terceira pior desde que a região começou a ser monitorada por satélites em 1979.  De acordo com o Centro Nacional de Dados sobre Gelo e Neve (NSIDC, em inglês), da Universidade de Boulder (EUA), a extensão do gelo caiu para 5,1 milhões de km2, número um pouco superior que os recordes atingidos em 2007 e 2008. Ainda assim, a superfície gelada é inferior à média registrada entre os anos de 1979 e 2000. Na imagem ao lado, a linha roxa mostra até onde o gelo costumava chegar, mesmo após os meses de verão. O Greenpeace reagiu imediatamente à notícia, pois neste momento seu navio Artic Sunrise está sendo usado por um grupo de pesquisadores que quer descobrir mais detalhes sobre a dinâmica de derretimento das geleiras. De acordo com comunicado distribuído pela ONG, modelos indicam que o mar Ártico poderá ter verões sem gelo já em 2030. Leia mais detalhes no site do NSIDC

Redação ((o))eco ·
17 de setembro de 2009 · 17 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
22 de junho de 2026

Conama aprova novas regras para uso do fogo

Resolução estabelece critérios mínimos para a emissão da Autorização por Adesão e Compromisso (AAC) para queima controlada no campo

Análises
22 de junho de 2026

E se a FIFA comprasse a Amazônia?

Imagine se 10% do lucro colossal da Copa fosse destinado à compra e proteção permanente de florestas e outros ecossistemas tropicais ameaçados

Notícias
22 de junho de 2026

Copa do Mundo das Áreas Protegidas: Grupo E

Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador disputam vaga no futebol e na conservação ambiental. Nas áreas protegidas, as disputas ocorrem com o peso de disputas anteriores

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.