Notícias

Saldo da proibição de queimadas

Terminou hoje o período proibitivo para queimadas em Mato Grosso. Graças à chuva que caiu antes do tempo no estado tradicionalmente mais incendiário do país, este ano bombeiros e brigadistas tiveram bem menos problemas em debelar as chamas. O período de proibição de queimadas começou no dia 15 de julho e não abarcou as queimadas em canaviais, que estiveram autorizadas nos últimos meses. Nesse período, Mato Grosso registrou mais de 17 mil focos de calor, sendo 1.279 só no município de Colniza, em plena frente de desmatamento na Amazônia. Como queimar é crime o ano inteiro, a diferença agora é a possibilidade de obtenção de aval para atear fogo, mediante pedido formal à Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema). Achar quem siga o trâmite legal é que é raro. Clique na imagem ao lado para ver os focos de incêndio no Google Earth (crédito: INPE)

Redação ((o))eco ·
30 de setembro de 2009 · 17 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
9 de setembro de 2026

IDS lança Bússola 2026 para pautar debate socioambiental nas eleições

Documento reúne diretrizes e propostas para a agenda socioambiental brasileira no período de 2027 a 2030 e apresenta questionamentos a candidatos aos cargos do Executivo e Legislativo

Análises
8 de setembro de 2026

Ultrapassar 1,5°C não pode ser normalizado

Mesmo que a temperatura global possa ser reduzida no futuro, os danos produzidos durante o período de maior aquecimento não serão automaticamente revertidos

Notícias
8 de setembro de 2026

Registros inéditos revelam área-chave para reprodução de tubarões no litoral do RJ

Pesquisa identifica fêmeas grávidas e mapeia potencial berçário de três espécies de tubarão, duas dela ameaçadas, no complexo estuarino de Ilha Grande-Sepetiba

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.