Notícias

Volta ao futuro

No setor elétrico, há quem veja nas críticas da ministra Dilma Roussef ao processo de licenciamento ambiental de grandes obras no Brasil um eco dos desejos das grandes empreiteiras. A ênfase que o modelo petista dá a geração de energia, a opção pelas grandes hidrelétricas em detrimento das usinas térmicas – que não exigem muita obra – e possibilidade da aprovação das parcerias público-privadas (PPP’s) no Congresso mostram que o país está na bica de voltar aos anos 70, a época do Brasil Grande, que fez a felicidade de muito empreiteiro. Para chegar lá, só falta vencer um obstáculo que inexistia há 30 anos: as exigências de licenciamento ambiental.

Redação ((o))eco ·
6 de agosto de 2004 · 22 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
24 de junho de 2026

Acordo provisório freia avanço da mineração de Belo Sun no Xingu

O acordo manteve a licença de instalação no centro da disputa e impede qualquer intervenção física no empreendimento por 60 dias

Reportagens
24 de junho de 2026

Quando a justiça tarda, mas não falha: a desocupação do Parque Estadual Guajará-Mirim

Unidade de conservação localizada em Rondônia que sofria com invasões e crimes ambientais passou por uma novela jurídica de anos, porém com direito ao final feliz

Colunas
24 de junho de 2026

O afeto e a empatia na formação de pesquisadores para um mundo mais sustentável e justo

Na Década da Ciência do Oceano, jovens pesquisadores mostram como relações humanas fortalecem respostas às crises socioambientais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.