Notícias

Energia limpa interligada

Nove países europeus se unem para construir uma rede interligada de transmissão de energia renovável de várias fontes no norte do continente. Projeto é só o começo, dizem pesquisadores.

Redação ((o))eco ·
4 de janeiro de 2010 · 14 anos atrás

Nove países europeus se unem formalmente este mês para resolver um dos maiores problemas da geração de energia por fontes renováveis: a imprevisibilidade da natureza. Alemanha, França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Dinamarca, Suéca, Irlanda e Reino Unido começam a elaborar agora em janeiro uma rede interligada de geração de energia limpa em torno do Mar do Norte. A idéia é tornar o abastecimento de energia mais seguro e confiável para os consumidores por meio do equilíbrio de fontes renováveis em todo o continente.

A rede será composta por milhares de quilômetros de cabos submarinos de alta eficiência que irão conectar as turbinas eólicas off-shore do norte da costa da Escócia com os painéis solares da Alemanha, com a energia produzida pelo poder das marés na costa belga e dinamarquesa, com as barragens dos fiordes da Noruega. O ponto de partida para a construção da rede será um estudo produzido em 2009 pela European Wind Energy Association (EWEA) sobre onde esses cabos poderiam ser instalados.

Além deste trabalho entre os nove países, a Comissão Européia também está estudando propostas de uma rede no Mar do Norte. Seu plano de ação deve ser concluído ao final de 2010 e os resultados serão introduzidos ao plano dos nove países. Este projeto seria a espinha dorsal de uma super rede de eletricidade no futuro europeu.

Pesquisadores já vislumbram, inclusive, a possibilidade de unir as redes a um projeto alemão lançado em meados de 2009, sob o nome Desertec Industrial Initiative (DII), que pretende criar uma rede de transmissão de energia solar entre os desertos do Oriente Médio, Norte da África (chamados de MENA) para a Europa. A idéia do DII é que em 2050, 15% da energia consumida na Europa seja fornecida pelo projeto. 

Atalho:
– Desertec Industrial Initiative
 

Leia também

Reportagens
2 de maio de 2024

Pedágio em Magé (RJ) isola bairro e gera impasse que ameaça remanescente de Mata Atlântica

Moradores pedem à Justiça isenção na cobrança; situação gerou pressão por reabertura de estrada em zona de amortecimento de parque nacional, onde vivem espécies ameaçadas

Notícias
2 de maio de 2024

Governo do RS pede suspensão do processo de criação do Parque Nacional de Albardão

Estado, que se manifesta a favor da instalação de eólicas offshore no local, pede que Planejamento Espacial Marinho seja finalizado antes de qualquer proposta

Reportagens
30 de abril de 2024

Ambientalistas acusam multinacional japonesa de lobby contra a criação do Parna do Albardão

A denúncia foi levada ao MPF no Rio Grande do Sul com pedido de providências. Empresa de energias renováveis nega acusações e afirma não ser contra a proteção ambiental da área

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.