Notícias

Biossegurança: semana decisiva

Se a agenda eleitoral deixar, o Senado deve votar nesta semana a Lei de Biossegurança. O objetivo da biossegurança é garantir o avanço da tecnologia com a proteção à saúde humana, animal e ao meio ambiente. Mas não são poucas as controvérsias quanto à forma de fazê-lo.As pesquisas na área avançam rapidamente e os cientistas se ressentem da falta de regulamentação no setor. Nos últimos anos, foram alcançadas conquistas inéditas, como o seqüenciamento dos genomas de fitopatógenos (como as bactérias Xylella fastidiosa e Xanthomonas citri), da cana e do café. Os produtores e pesquisadores esperam apenas a aprovação da Lei de Biossegurança para que os investimentos se revertam em desenvolvimento tecnológico. Mas a pesquisa com células-tronco de embriões humanos, incluída na lei, causa intenso debate ético e religioso.Outro ponto delicado do projeto é a liberação dos transgênicos. O relator Ney Suassuna já avisou que alterou muito pouco da proposta original de Osmar Dias, uma notícia considerada terrível por várias organizações não-governamentais. Elas dizem que o projeto desconsidera normas de rotulagem para produtos transgênicos, não prevê restrições ao uso de agrotóxicos e dá plenos poderes à Comissão Técnica de Biossegurança (CTNBio), retirando o poder de veto do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama. Em síntese, libera o plantio e comercialização dos transgênicos quase sem restrição. A rede de ONGs que luta contra a liberação dos organismos geneticamente modificados está em Brasília lutando para conseguir algum impedimento regimental à votação.

Lorenzo Aldé ·
14 de setembro de 2004 · 22 anos atrás
  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
24 de julho de 2026

Enchentes podem espalhar poluentes da mineração de carvão no Rio Grande do Sul

Metais tóxicos e outros contaminantes associados à extração de carvão podem ser transportados por chuvas intensas e enchentes, alcançando áreas distantes das minas

Salada Verde
24 de julho de 2026

Publicação orienta gestores municipais sobre prevenção e resposta a desastres climáticos

Guia Prático de Enfrentamento ao Super El Niño e Eventos Climáticos Extremos reúne orientações para que prefeituras incorporem a adaptação climática ao planejamento da gestão pública

Reportagens
23 de julho de 2026

À espera de um filhote de harpia

Saga de sete dias para capturar o filhote na Mata Atlântica baiana permite instalação de transmissor que ajudará a coletar dados inéditos sobre a espécie

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.