Notícias

Derrota japonesa

O Japão saiu de cabeça baixa da 13a Conferência da CITES, que regulamenta o comércio internacional de fauna e flora silvestres ameaçadas de extinção. O encontro terminou esta semana em Bangkok, na Tailândia, e priorizou a defesa das espécies marinhas. Mais uma vez foi dado total apoio à moratória da caça às baleias. O lobby japonês fracassou e continuou proibida a comercialização internacional de produtos derivados deste cetáceo. Também foram criadas maiores restrições à pesca do tubarão branco e do peixe-Napoleão. As duas espécies estão ameaçadas de extinção e têm grande valor comercial na Ásia. O Brasil participou da reunião e foi um dos maiores defensores das novas restrições. Representante da delegação e colunista do O Eco, José Truda Palazzo Jr vibrou com a derrota japonesa. Na foto, ele aparece ao lado do ministro do Meio Ambiente da Tailândia.

Redação ((o))eco ·
14 de outubro de 2004 · 22 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
1 de junho de 2026

MMA cria primeira lista oficial de fungos ameaçados de extinção

Norma reconhece 24 espécies da funga brasileira em risco de extinção e estabelece proteção legal para coleta, manejo e comercialização

Externo
1 de junho de 2026

Arquipélago em São Paulo serve de área de reprodução para tubarões ameaçados de extinção

Registros de pesquisadores e mergulhadores no Refúgio do Arquipélago de Alcatrazes mostram que tubarão-mangona usa local não apenas para acasalamento, mas também para gestação

Salada Verde
1 de junho de 2026

Governo da Bahia abre consulta pública para criar área protegida na Serra da Chapadinha

Proposta de Refúgio de Vida Silvestre envolve três municípios no sul da Chapada Diamantina e será debatida em encontros presenciais e online

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.