Conquista do Pólo Sul

Jefferson Cardia Simões será o primeiro brasileiro a chegar ao Pólo Sul. O glaciólogo gaúcho, membro do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), integra uma expedição liderada por cientistas chilenos do Centro de Estudios Científicos de Valdivia. Eles chegaram no domingo, 7 de novembro, à estação Patriot Hills, na Antártica, de onde seguirão por terra até o Pólo Sul Geográfico (90° S), coletando amostras de gelo de até 50 metros de profundidade a cada 110 km. A travessia está associada à Expedição Científica Transantártica Internacional (ITASE, na sigla em inglês), que reúne 20 países com o objetivo de estudar o gelo acumulado ao longo dos últimos 200 anos no continente para compreender as transformações recentes do clima, do ciclo hidrológico e da atmosfera terrestre. A viagem vai durar dois meses e meio e os relatórios diários dos dois brasileiros participantes (o pesquisador Francisco Eliseu Aquino ficará na base da expedição) podem ser acompanhados em um site da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde lecionam.

Lorenzo Aldé ·
8 de novembro de 2004 · 20 anos atrás
  • Lorenzo Aldé

Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.