![]() |
Este ano, com a trégua das chuvas o fogo já começou a castigar o Jalapão, que registrou o primeiro incêndio em abril, na Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins. Segundo moradores da região, os focos continuam.
O presidente do Instituto Natureza do Tocantins, Alexandre Tadeu, disse que apesar do Pacto ser bem completo, o lançamento ocorreu com atraso. “Tivemos poucos meses para elaborar um programa extenso, com ações duradouras, mas infelizmente a chuva já acabou e precisamos arregaçar as mangas”, declarou durante o lançamento.
Segundo o Secretario de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, o Pacqto foi apresentando a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em reunião realizada na última semana. “Nós apresentamos o nosso programa e o MMA já esta distribuindo o nosso protocolo como um exemplo para as demais regiões do país”, frisou.
Pacqto
![]() |
O programa também vai ensinar as técnicas corretas de queimadas com finalidade agrícola, principalmente a pequenos produtores rurais, em todos os municípios tocantinenses, onde os gestores municipais serão incentivados a buscar resultados positivos através do ICMS ecológico. Participam do Pacqto, 24 instituições governamentais, ONGs e da iniciativa privada, que juntos assinaram um Termo de Cooperação pelo combate aos incêndios florestais.
De acordo com a Semades, as metas do Programa para 2011 são: mobilizar e envolver as prefeituras nas ações continuadas; reduzir em até 50% os focos de incêndios acidentais e criminosos no estado; melhorar a posição do Tocantins no ranking nacional de queimadas, tendo como meta ficar proporcionalmente entre os estados com menores índices.
{iarelatednews articleid=”24348, 24313″}
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Só 1% do orçamento foi destinado ao clima por candidatos a governador que buscam permanecer no poder na Amazônia
Em cinco estados da Amazônia Legal, candidatos à reeleição e políticos que assumiram o governo durante o atual mandato disputam a permanência no cargo. Apesar de todos citarem a agenda climática em seus planos de governo para 2026, juntos, os cinco governos empenharam apenas 1,3% do orçamento em despesas relacionadas ao tema desde 2023: R$ 6,4 bilhões, contra R$ 475 bilhões em gastos não relacionados ao clima →
Futuros governadores têm desafio de recuperar o Cerrado, berço das águas
As candidaturas ao governo dos estados receberam uma lista de propostas concretas para recuperar as bacias hidrográficas do bioma que abastece oito das doze grandes bacias do país →
Muito do futuro da conservação da natureza se decide no Congresso
Desmonte socioambiental e passivo institucional são apenas algumas das decisões que podem ser barradas ou avançadas no Legislativo →

.jpg)
.jpg)