![]() |
Este ano, com a trégua das chuvas o fogo já começou a castigar o Jalapão, que registrou o primeiro incêndio em abril, na Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins. Segundo moradores da região, os focos continuam.
O presidente do Instituto Natureza do Tocantins, Alexandre Tadeu, disse que apesar do Pacto ser bem completo, o lançamento ocorreu com atraso. “Tivemos poucos meses para elaborar um programa extenso, com ações duradouras, mas infelizmente a chuva já acabou e precisamos arregaçar as mangas”, declarou durante o lançamento.
Segundo o Secretario de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, o Pacqto foi apresentando a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em reunião realizada na última semana. “Nós apresentamos o nosso programa e o MMA já esta distribuindo o nosso protocolo como um exemplo para as demais regiões do país”, frisou.
Pacqto
![]() |
O programa também vai ensinar as técnicas corretas de queimadas com finalidade agrícola, principalmente a pequenos produtores rurais, em todos os municípios tocantinenses, onde os gestores municipais serão incentivados a buscar resultados positivos através do ICMS ecológico. Participam do Pacqto, 24 instituições governamentais, ONGs e da iniciativa privada, que juntos assinaram um Termo de Cooperação pelo combate aos incêndios florestais.
De acordo com a Semades, as metas do Programa para 2011 são: mobilizar e envolver as prefeituras nas ações continuadas; reduzir em até 50% os focos de incêndios acidentais e criminosos no estado; melhorar a posição do Tocantins no ranking nacional de queimadas, tendo como meta ficar proporcionalmente entre os estados com menores índices.
{iarelatednews articleid=”24348, 24313″}
Leia também

Descoberta de maracujá ameaçado ganha nome indígena em aceno de resistência
O maracujá-puri foi descoberto num fragmento florestal rodeado por pastos numa área desprotegida da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, e é considerado criticamente ameaçado →

Oportunidade: ((o))eco oferece primeira bolsa-reportagem de 2023
Em parceria com IMAZON e FAS, a bolsa-reportagem é destinada a comunicadores recém-graduados ou graduandos que residam e/ou estudem nos estados que compõem a Amazônia Legal →

Proteção marinha brasileira ganha prêmio internacional
Entidade estadunidense reconhece a qualidade da conservação na Estação Ecológica de Tupinambás e no Refúgio de Vida Silvestre de Alcatrazes →