Notícias

IBGE lança manual de Nomes Geográficos em versão impressa

IBGE lança publicação que vai interessar a engenheiros cartográficos e geógrafos: o primeiro volume do Índice de Nomes Geográficos.

Redação ((o))eco ·
20 de janeiro de 2012 · 14 anos atrás
Base cartográfica contínua do Brasil . Imagem: IBGE
Base cartográfica contínua do Brasil . Imagem: IBGE
O objetivo da publicação é contribuir para a “qualidade das informações cartográficas”, além de ajudar nas informações contidas no Banco de Nomes Geográficos do Brasil, lançado em setembro de 2011.

O documento apresenta os nomes padronizados e a localização, o que inclui unidade da federação, latitude e longitude de “todos os elementos retratados na Base Cartográfica Contínua do Brasil ao Milionésimo (na escala 1:1.000.000, em que 1 cm no mapa corresponde a 10 km no território)” informa a nota divulgada pelo IBGE.

A padronização inclui nomes de rios, formas de relevo, localidades, edificações e parte dos conjuntos de nomes dos países vizinhos abrangidos pela base, entre outros.

A publicação pode ser adquirida na loja virtual do IBGE ou baixada em PDF no link disponibilizado pelo Instituto.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
4 de maio de 2026

Comunicação ambiental deve trabalhar para conscientizar a população pela preservação da natureza

Melhorias em índices de preservação da biodiversidade são reflexos do engajamento da sociedade pela proteção do meio ambiente

Reportagens
4 de maio de 2026

Ataque de criminosos armados ameaça ambientalistas na Serra da Chapadinha, na Bahia

Durante o atentado, bandidos destruíram computadores e sistemas de energia, deram tiros e ameaçaram casal de ambientalistas que luta por área protegida no local

Colunas
4 de maio de 2026

O colapso climático e humanitário nos tempos de guerra

Enquanto não houver recomposição de mecanismos eficazes de cooperação e responsabilização, tratados internacionais como o das mudanças climáticas serão abandonados em metas e prazos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.